BELEZA NATURAL

Praia da Tabatinga, Caraguatatuba (SP): na divisa com Ubatuba, ótima opção para curtir lindo mar

A Praia da Tabatinga de Caraguatatuba fica na divisa com Ubatuba. Além das belezas naturais, praia dispõe de extensa faixa de areia e excelente estrutura

Da redação
Publicado em 18/11/2021, às 08h28 - Atualizado em 21/03/2022, às 14h17

FacebookTwitterWhatsApp
Praia da Tabatinga Praia da Tabatinga Caraguatatuba Praia da Tabatinga em Caraguatatuba - Foto: Josemar José de Jesus
Praia da Tabatinga Praia da Tabatinga Caraguatatuba Praia da Tabatinga em Caraguatatuba - Foto: Josemar José de Jesus

A praia de Tabatinga, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, fica na divisa com Ubatuba. O local chama a atenção por suas belezas naturais, que vão da simplicidade ao luxo. 

A praia dispõe de uma extensa faixa de areia e uma baita estrutura para turistas e banhistas. As areias são de cor clarinha e as ondas calmas. O local é ideal para crianças, idosos e Portadores de Necessidades Especiais (PNE). 

Onde fica a Praia da Tabatinga 

Praia da Tabatinga Praia da Tabatinga Caraguatatuba Praia da Tabatinga em Caraguatatuba (Foto: Josemar José de Jesus)

A Praia da Tabatinga fica a 21 quilômetros do centro de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, a 175 quilômetros da capital paulistana. 

Está na divisa com o município de Ubatuba, cidade vizinha de Caraguá. 

Como chegar na Praia da Tabatinga 

Praia da Tabatinga Praia da Tabatinga Caraguatatuba Praia da Tabatinga em Caraguatatuba (Reprodução/Tripadvisor)

O acesso pode ser feito de carro ou ônibus urbano pela rodovia Rio-Santos (SP-55) e, a partir da rodovia, por via local pavimentada em um trecho de aproximadamente 1,2 quilômetros, na rua Eurico Gaspar Dutra.

Como é praia da Tabatinga 

Praia da Tabatinga Praia da Tabatinga Caraguatatuba Praia da Tabatinga em Caraguatatuba (Foto: Erika Araujo)

Possui aproximadamente 1,9 quilômetros da faixa de areia. As ondas calmas a moderadas a tornam ideal para crianças, PNE e idosos. Na praia, há vários hotéis, pousadas e casas de veraneio. Ao sul, a Praia da Tabatinga tem como vizinha a Praia da Mococa e ao norte faz divisa com o Rio Tabatinga.

O nome “Tabatinga” se deve às areias brancas e muito finas. A Praia da Tabatinga fica em frente à Ilha do Tamanduá e, por esta razão, apresenta intenso tráfego de lanchas e barcos. 

Praia da Tabatinga Praia da Tabatinga Caraguatatuba Praia da Tabatinga em Caraguatatuba (Foto: Thais Andrade)

A praia é bastante procurada por praticantes de esportes náuticos que aproveitam suas águas calmas para a prática de “jet-ski”, caiaque, esquiaquático, windsurf, kitesurf. Ao norte, existem quiosques, restaurantes, bares, sanitários, duchas e água potável (privada e paga).

A praia conta com raias que demarcam zonas para acesso às embarcações, após esta linha é permitida a circulação de veículos aquáticos.

A partir da Praia da Tabatinga têm-se acesso à estrada das Galhetas, que leva às praias da Figueira e Ponta Aguda, e também às trilhas que dão acesso às praias Mansa, Ponta Aguda, Lagoa e Sono, todas em Ubatuba.

Ilha do Tamanduá 

Ilha do Tamanduá Ilha do Tamanduá Caraguatatuba Ilha do Tamanduá em Caraguatatuba (Foto: Randolfo Santos)

A Ilha do Tamanduá, maior Ilha de Caraguatatuba, é ainda um local pouco conhecido. Uma ilha de praias tranquilas, areia fina branca e água cristalina. Saindo das praias da Mococa ou da Tabatinga, é possível acessar a Ilha do Tamanduá por travessia marítima, de lancha, bote ou escuna.

A Ilha do Tamanduá possui área de 1.133m² e apresenta-se totalmente coberta por vegetação natural. Cinco praias compõem este atrativo: Praia do Fogacho, Praia da Fazenda, Praia do Meio, Praia da Laje e Praia do Sururueiro. 

Ilha do Tamanduá Ilha do Tamanduá Caraguatatuba Ilha do Tamanduá em Caraguatatuba (Reprodução)

A Ilha tem uma trilha de cerca de 20 minutos de caminhada através da costeira, que liga a Praia do Meio à Praia da Laje e permitem que o visitante entre em contato com a natureza intocada do lugar. 

A grande variedade de fauna e flora marinhas, os diversos parcéis e rochas submersas e as águas claras e tranquilas, tornam a Ilha do Tamanduá um destino muito procurado por mergulhadores e pescadores. Por ser um local de natureza mais rústica, apresenta pouca infraestrutura.

Portanto, o visitante tem que se precaver levando água, lanches e repelente para insetos. É importante também levar sacos plásticos para carregar de volta o lixo produzido durante o passeio.

Agora é fazer malas e aproveitar bastante. 

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!