MAR ADENTRO

Não é só em Maragogi: litoral paulista também tem seu 'Caminho de Moisés'

No litoral paulista também é possível "caminhar sobre o mar"; descubra onde fica a faixa de areia que se assemelha ao atrativo alagoano

Reginaldo Pupo
Publicado em 07/10/2024, às 14h19

FacebookTwitterWhatsApp
Banco de areia em praia do litoral norte de SP permite caminhada de 800 metros mar adentro - Reginaldo Pupo
Banco de areia em praia do litoral norte de SP permite caminhada de 800 metros mar adentro - Reginaldo Pupo

Não é preciso viajar 2.600km até o município de Maragogi, em Alagoas, para atravessar o Caminho de Moisés, um dos atrativos turísticos mais visitados da cidade alagoana, localizado na praia de Barra Grande. Bastam menos de 250km a partir da capital paulista, ou 112km, de Bertioga, para “caminhar sobre o mar”. O Caminho de Moisés paulista fica em Caraguatatuba, no litoral norte.

O atrativo de Maragogi recebe esse nome, provavelmente, devido à passagem bíblica do livro do Êxodo, no qual Moisés dividiu o Mar Vermelho e libertou o povo judeu do Egito, assemelhando-se ao extenso caminho de areia existente em Maragogi, que “divide” o mar.

O banco de areia que se forma permite aos visitantes uma caminhada de aproximadamente 800 metros mar adentro. O feito, no entanto, somente é possível com a maré baixa, o que ocorre nas primeiras horas da manhã. A ondulação precisa estar entre -0.1m a 0.6 na tábua das marés.

O atrativo pode sofrer influência de ventos e chuvas, logo, o caminho também pode se formar em outros níveis de maré baixa. As agências de turismo recomendam que os visitantes cheguem com uma hora de antecedência e fiquem atentos para o retorno, devido à subida da maré. As empresas somente fecham os passeios após consultar a tábua das marés no dia anterior.

A faixa de areia da praia paulista, que se inicia na entrada do mirante do Camaroeiro e termina na praia de mesmo nome, possui aproximadamente 400 metros de extensão e é mais larga que a de Maragogi. As características da praia do Camaroeiro são de maré baixa o ano inteiro, expondo os bancos de areia. O atrativo, no entanto, não é explorado turisticamente pelo município. Os poucos turistas que frequentam o lugar aproveitam a largura da faixa de areia para pescar, caminhar e tomar banho de Sol. As dezenas de barcos de pesca artesanal existentes na praia tornam a paisagem bucólica e poética.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!