Moradores que trafegam diariamente em pista de acesso à futura rodovia dos Novos Contornos da Tamoios afirmam que nova bifurcação é mal sinalizada
Um trecho de ligação à futura rodovia dos Novos Contornos da Tamoios vem causando apreensão entre motoristas que costumam transitar entre Caraguatatuba e Ubatuba no litoral norte de SP. Eles reclamam que uma bifurcação mal sinalizada inaugurada recentemente em Caraguatatuba tem desorientado condutores em pleno tráfego, expondo-os a risco de acidentes (veja o trecho no mapa e no vídeo abaixo).
“Tá muito confuso porque a pessoa passa, ela vem numa velocidade, e aí ela não tem como pensar. Eu que moro aqui, que tô mega acostumada, já errei [o trajeto]”, disse à reportagem a professora Bruna Briti que ministra aulas diariamente num centro universitário às margens do trecho.
“Passo quase diariamente. Mal sinalizado, mal iluminado e o desvio muito fechado. Dois carros juntos nas pistas esquerda e direita... pode ocorrer colisão”, protestou o agente funerário Eduardo Campos.
Novos contornos, velhos problemas
— Portal Costa Norte (@costanortenews) August 23, 2023
Um trecho de ligação à futura rodovia dos Novos Contornos da Tamoios vem causando apreensão entre motoristas que costumam transitar entre Caraguatatuba e Ubatuba no litoral norte de SP. pic.twitter.com/ejHcVTwl0L
Geridas pela concessionária Tamoios, as pistas dos Novos Contornos somam quase 40 km de vias aos trechos já existentes dos contornos da Tamoios. As obras bilionárias envolvem intervenções de grande escala como túneis, pontes e viadutos.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e a concessionária Tamoios, responsável pelos Novos Contornos, esclareceram, na noite de ontem (22), que as obras dos Contornos ainda não foram entregues e o trecho do qual reclamam os motoristas faz parte do viário municipal onde estão ocorrendo intervenções que vão levar às novas pistas.
Um dos objetivos anunciados dos Novos Contornos e das obras em pistas adjacentes é dar mais fluidez e segurança ao tráfego no litoral norte. No entanto, ao menos no trecho de Caraguatatuba, o resultado foi o inverso do esperado de acordo com os protestos dos motoristas. A professora Bruna Briti afirma que já presenciou condutores perdidos pela falta de sinalização engatarem marcha à ré e invadirem a contramão.
“Até tem uma placa, sei lá, a 100, 200 metros [da curva], mas as pessoas não conseguem ver onde segue pra Ubatuba e onde vai para o centro de Caraguá. Eu que moro aqui, que tô mega acostumada, já errei. Aí eu tive que voltar todo o contorno, mas tem muita gente que erra e volta de ré. Este é o perigo”.
Morador de Ubatuba, o jornalista Ednelson Prado afirma também ter presenciado motociclistas invadirem o sentido contrário, além de motoristas confusos subitamente reduzirem a velocidade em plena curva.
“A bifurcação vem logo depois de um viaduto, você tá vindo de umas curvas ali e aí você não tem muita visibilidade. A sinalização está malfeita, você fica na dúvida. E aí você também não tem área de escape. Se você ficar em dúvida, você fica parado literalmente no meio da pista, correndo risco de alguém atrás bater no seu carro”.
A única placa, reclamam os motoristas, foi afixada na boca da curva e também não há indicação de quilometragem - o que dificulta a identificação precisa do trecho em caso de pedidos de socorro. Também há relatos de, num trecho novinho em folha, placas improvisadas com papelão que foram confeccionadas e posicionadas pelos próprios motoristas. Nenhum dos motoristas consultados pela reportagem disse ter sofrido qualquer acidente no trecho.
A Artesp e a Tamoios não explicaram porque o trecho foi aberto ao trânsito sem sinalização ou se foram registrados acidentes no local. A agência reguladora prometeu deslocar uma equipe de fiscalização para verificar se há necessidade de reforço na sinalização aos motoristas. A Tamoios disse que as obras de iluminação do trecho serão entregues com a inauguração das novas pistas.