CARAGUATATUBA

Forró de Todos promove festa junina com quadrilha aberta ao público no domingo (24)

Sétima edição da Quadrilha Junina terá dança aberta ao público e brincadeiras típicas da época; coletivo Forró de Todos foi fundado em 2016

Estéfani Braz
Publicado em 21/06/2024, às 22h22 - Atualizado às 22h43

FacebookTwitterWhatsApp
Quadrilha Junina terá dança aberta ao público - Divulgação/Forró de Todos
Quadrilha Junina terá dança aberta ao público - Divulgação/Forró de Todos

Muito aguardada por grande parte da população brasileira, a festa junina é uma tradição e reúne os amantes do quentão, pipoca, cachorro-quente e caldinhos, sem esquecer, é claro, das quadrilhas.

Em Caraguatatuba, no litoral norte, o coletivo Forró de Todos realiza, no domingo (24), a 6ª edição da Quadrilha Junina, na praça do Caiçara, a partir das 18h. O evento é aberto ao público. 

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Segundo o coordenador do coletivo, Thiago Ferrarezi, a festa nasceu logo após a fundação do grupo, com o objetivo de comemorar a festa mais popular e tradicional do Brasil. “ A festa envolve diretamente a comunidade forrozeira, também através da dança, da música, da gastronomia, das vestimentas, costumes e demais características da comunidade forrozeira.  Sendo assim, seria também uma forma de colocar o forró em destaque nos festejos juninos e julinos que ocorrem no litoral norte paulista”.

O evento é gratuito e terá início a partir das 18h, com encerramento às 22h. A programação contará com a participação da banda Trio Praiano, DJ Trezeroots e Forró di Patrão. A quadrilha é aberta ao público e está marcada para as 20h. A quadrilha junina contará ainda com ações de interação como dança, brincadeiras tipicas de festa junina, correio elegante e maçã do amor. Além disso, a pista será livre para todos dançarem à vontade, sendo esse o ponto principal tradicional das ações.

Ferrarezi explica que as ações ocorrem desde 2016, e a festa já está se tornando uma tradição na cidade. “Costumamos reunir, em média, de 600 a 900 pessoas flutuantes, sendo todas as ações realizadas de forma gratuita com produção do coletivo, produtores e artistas envolvidos, desde a decoração até cartazes de divulgação".

Coletivo Forró de Todos

O Coletivo Forró de Todos é uma organização da sociedade civil voltada exclusivamente para a cultura forrozeira.  O grupo é idealizado e coordenado pelo produtor e artista Thiago Ferrarezi. Ele também é coordenador regional do Fórum de Forró Raiz do estado de São Paulo.

A equipe do coletivo é constituída por vários produtores e artistas, como Gislaine Pacheco, Maria Diogo, Paulo Henrique, que atua de forma itinerante com produções de múltiplas linguagens, que envolvem dança, música, literatura e audiovisual; o objetivo é sustentar e promover ações de valorização e proteção ao patrimônio cultural imaterial do Brasil, para contribuir com o plano de salvaguarda deste bem, criado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2021, após o reconhecimento do forró como patrimônio cultural do Brasil.

Por vezes, o coletivo é convidado por outros municípios e realiza suas ações  fora de Caraguatatuba também, para  promover maior intercâmbio e imersão cultural da comunidade forrozeira e nordestina da cidade. Os artistas, brincantes da cultura popular ou que possuem algum tipo de trabalho voltado à comunidade forrozeira e nordestina, podem se inscrever para se apresentar nos eventos ou para ser contratado para as demais ações realizadas via leis de incentivo cultural. Para isso, é possível se cadastrar no link.

A partir dessa inscrição, a produção do coletivo fará a curadoria e, posteriormente, o contato com o artista.

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!