FISCALIZAÇÃO PESADA

Drones reforçam o combate à dengue em Caraguatatuba

Equipamentos são utilizados em imóveis fechados; policiais estão autorizados a atuar em casos nos quais os proprietários recusem a vistoria de agentes

Rebeca Freitas
Publicado em 12/02/2024, às 09h46 - Atualizado às 09h55

FacebookTwitterWhatsApp
Objetivo é intensificar a fiscalização em imóveis fechados - Divulgação/ PMSS
Objetivo é intensificar a fiscalização em imóveis fechados - Divulgação/ PMSS

A prefeitura de Caraguatatuba começou a utilizar drones no combate à dengue em imóveis fechados. A medida foi adotada na semana passada, por decisão de representantes das Secretarias de Saúde, Urbanismo e de Assuntos Jurídicos de Caraguatatuba. O objetivo é intensificar a fiscalização em imóveis fechados, no esforço de combater potenciais focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika.

A ação é pautada  pela Lei Federal nº 13.301, de 2016, que estabelece medidas de vigilância em saúde, em situações de iminente perigo à saúde pública devido à presença do mosquito transmissor dessas doenças. O artigo 4º da lei autoriza o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, especialmente em casos de abandono, ausência ou recusa de acesso por parte dos proprietários, quando é essencial para o controle das doenças transmitidas pelos vírus mencionados.

O secretário de Saúde do município, Gustavo Boher, destaca que a lei proporciona a aplicação de medidas mais rigorosas, especialmente, em um momento de elevado risco devido ao aumento dos casos de dengue na região e em todo o país. "Com base nessa legislação, podemos obter melhores resultados na fiscalização de imóveis fechados e abandonados, além de eliminar possíveis criadouros", enfatiza Boher.

Em casos de proprietários que recusem a vistoria dos agentes de combate a endemias, a presença da Polícia Militar ou da Guarda Civil Municipal está autorizada para auxiliar na fiscalização dos imóveis.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!