Daniel Santana se afogou no rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, na tarde da sexta (17); seu corpo foi encontrado na manhã deste sábado (18)
Rebeca Freitas
Publicado em 18/11/2023, às 14h49
No início da manhã deste sábado (18) foi encontrado o corpo de Daniel Garcia dos Santos Santana, de 26 anos. Ele desapareceu no rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, na altura da Marina da Barra, enquanto tentava atravessar o rio de uma margem à outra na tarde de ontem (17). Na data, o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) foi acionado para auxiliar na ocorrência, mas não obteve sucesso, retomando as buscas nesta manhã (18).
No momento do acidente, o rapaz estava acompanhado por um grupo de oito pessoas. O incidente teve início quando Daniel decidiu atravessar para a outra margem do rio. Percebendo que não conseguiria concluir a travessia, ao tentar retornar, entrou em processo de afogamento, submergindo nas águas do Juqueriquerê.
O corpo de Daniel veio à tona por volta das 7h50 desta manhã, quando o GBMar foi acionado para atender a uma solicitação via 193, indicando o encontro do cadáver. O responsável pelo chamado informou que a vítima estava boiando no rio. A Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (URSA-91), que já estava ativa nas buscas, se deslocou para o local em conjunto com outras equipes, que localizaram o corpo de Daniel e o retiraram da água. O corpo foi levado para a Marina da Barra.
As autoridades competentes foram informadas, incluindo o Departamento de Emergências da PM. O policiamento foi acionado às 8h35, e o Delegado de plantão foi informado para tomar as providências necessárias, incluindo o acionamento do Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com declarações de testemunhas ao GBMar, Daniel era morador da cidade, não teria ingerido bebida alcoólica e não apresentava nenhum problema de saúde.
Rebeca Freitas
Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)