EM QUEDA

Com uma morte registrada, Caraguá apresenta queda na infestação de dengue

Avaliação de Densidade Larvária resulta de vistoria em imóveis do município e apresentou ligeira queda em relação ao levantamento anterior

Estéfani Braz
Publicado em 20/05/2024, às 20h32 - Atualizado em 21/05/2024, às 08h54

FacebookTwitterWhatsApp
Avaliação de Densidade Larvária é realizada quatro vezes ao ano - Divulgação/PMC
Avaliação de Densidade Larvária é realizada quatro vezes ao ano - Divulgação/PMC

Caraguatatuba, no litoral norte, apresentou redução no índice de infestação do mosquito da dengue. A segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL) vistoriou 3 mil imóveis e apontou um índice de 3,5%. Taxa ainda mantém municipio em situação de risco, porém, apresenta uma queda significativa em relação ao primeiro levantamento, com resultado de 6%.

O responsável por avaliar as residências e comércios da cidade é o Centro de Controle de Zoonoses. Ainda segundo a pesquisa, a área 06 é a que apresenta mais preocupação, com taxa de 4,61%.  Os bairros contemplados nesta delimitação são Barranco Alto, Porto Novo, Travessão, Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Vapapesca, Pegorelli, Rio Claro e nos loteamentos Nova Caraguá I e II. 

Faça parte do nosso canal, acesse aqui.

De acordo com a prefeitura, os trabalhos de eliminação de criadouros e aplicação de inseticida estão sendo intensificados nesta região. A ADL é uma ação pela qual os agentes do CCZ vistoriam imóveis e coletam amostras em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, para medir a infestação nos bairros. A partir disso, é possível ter um panorama da situação no município. Durante o ano, são realizadas quatro avaliações; a próxima será no mês de junho.

Segundo o painel da dengue da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, Caraguatatuba tem 4,7 mil casos confirmados de dengue. Outros 62 casos estão em investigação;  a cidade registrou uma morte pela doença. A prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza um disque-dengue para casos de suspeita de focos do mosquito nos bairros. Os telefones indicados são: (12) 3887 6888 ou 156.

*Com informações da prefeitura de Caraguatatuba.

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!