CASOS EM ALTA

Com alta de atendimentos, Caraguatatuba amplia quadro de médicos nas UPAs

Além do aumento de profissionais, atendimentos de triagem serão realizados em carreta montada pela prefeitura; novas alas serão abertas

Estéfani Braz
Publicado em 17/04/2024, às 20h57 - Atualizado em 18/04/2024, às 09h04

FacebookTwitterWhatsApp
Carreta servirá como centro de triagem de pacientes em Caraguatatuba - Divulgação/PMC
Carreta servirá como centro de triagem de pacientes em Caraguatatuba - Divulgação/PMC

Os atendimentos em unidades de saúde de todo o país passam por grande aumento de casos de dengue, viroses e doenças respiratórias. Por isso, grande parte da população precisa enfrentar longas filas para ser avaliada por um médico. 

Um levantamento divulgado pela prefeitura de Caraguatatuba, no litoral norte, aponta que as três Unidades de Pronto Atendimento registram, em tempos normais, uma média de 800 a 1,1 mil aberturas de fichas diariamente. Porém, nos últimos dias, o número chegou a 1,8 mil por dia. Ainda de acordo com os dados, cerca de 25% dos atendimentos são de pacientes de outras cidades. 

Nova ala aberta em Caraguatatuba
Nova ala foi aberta para ajudar a melhorar atendimento à população - Divulgação/PMC

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera e melhorar a assistência à população, a Secretaria de Saúde anunciou a ampliação do número de médicos 24 horas nas UPAs. A equipe contará com 30 profissionais, aumento de 76%. Anteriormente, o quadro era composto por 17 médicos. 

Faça parte do nosso canal, acesse aqui.

Além disso, uma carreta ficará localizada em frente à UPA Central e servirá como um centro de triagem de pacientes, principalmente, com sintomas de dengue. Já no  prédio da UPA Central, será aberto, no primeiro andar, mais duas alas de atendimento, uma de hidratação adulta e outra de acomodação pediátrica. Serão adquiridos novos equipamentos para análise de exames para agilizar o tempo de resposta para os diagnósticos clínicos dos pacientes.

Ubatuba

Nesta quarta-feira (17), Ubatuba inaugurou o Centro de Atendimento à Dengue (Cade), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cícero Gomes. O local funcionará com atendimento exclusivo a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado da doença, todos os dias, das 8h às 17h. A prefeitura de Ubatuba já havia anunciado a criação de um comitê de crise, para planejar novas ações para melhorar os atendimentos e a infestação do mosquito na cidade. Outra estratégia a ser adotada é a disponibilização de um médico exclusivo para atendimentos de dengue, na Santa Casa de Misericórdia da cidade.

*Com informações do site oficial da prefeitura de Caraguatatuba.

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!