HOTÉIS E POUSADAS

Caraguatatuba tem 80% de ocupação de leitos e espera aumento até o Carnaval

Tempo mais firme aumentará o movimento; taxa de ocupação se encontra em patamar pré-pandemia, mas setor passa por recuperação financeira

Estéfani Braz
Publicado em 08/02/2024, às 10h50

FacebookTwitterWhatsApp
Expectativa é que o clima estável atraia turistas para as praias - Sérgio Inoue / PMC
Expectativa é que o clima estável atraia turistas para as praias - Sérgio Inoue / PMC

A procura por leitos em hotéis e pousadas, para o período do Carnaval, tem animado os hoteleiros de Caraguatatuba. Um levantamento da Associação de Hotéis e Pousadas da cidade aponta que o índice de ocupação no setor é de 80%, mas a expectativa é de crescimento até o fim de semana. A programação de Carnaval na cidade começa nesta quinta-feira (8) e segue até terça (13)

Segundo o presidente da associação, André Meirelles Fida, o tempo mais aberto e com pouca chuva deve ajudar a aumentar o movimento. “A rede hoteleira ainda tem vagas. Os preços estão bons, competitivos. Encontramos diárias a partir de trezentos reais para Carnaval, normalmente com pacote fechado de quatro ou cinco dias”. 

Os meses de dezembro e janeiro são considerados de alta temporada, coincidindo com verão e férias escolares, e de grande importância para o setor. No período,  a ocupação ficou entre 80% e 90%. A data do Carnaval, no começo do mês, impulsiona o fluxo de turistas, já que muitos ainda se encontram em férias e ajuda a manter a ocupação nos patamares dos meses anteriores. 

O secretário de Turismo, Rodrigo Tavano, afirma que o movimento na cidade deve ser grande neste feriado. “A expectativa nossa é de que, em torno de trezentas mil pessoas, provavelmente, estejam aqui na cidade. A gente sempre torce para que a expectativa aumente. Supere. Mas, é muito referente ao tempo, se vai chover ou não. Não tem como a gente prever muito”. 

Clima durante o Carnaval

De acordo com o Instituto Climatempo, entre a sexta-feira (9) e a segunda-feira (12) de Carnaval, o tempo não deve sofrer alterações significativas e continua abafado, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, em todo o litoral de São Paulo. As condições para chuva aumentam a partir de terça, quando uma nova frente fria se aproxima. 

Expectativa para 2024

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o ano de 2024 deve ser ainda mais quente que 2023, e isso deve favorecer a procura de turistas pelas regiões de litoral. Para Fida, a perspectiva é ainda mais positiva. “Até porque, ainda estamos em fase de recuperação pós-pandemia. Não tivemos ainda um período muito bom de hospedagem. Então, essa temporada, a gente julga que foi a melhor dos últimos anos”. 

A ocupação na rede hoteleira de Caraguatatuba tem apresentado melhora e encontra-se em patamar pré-pandemia. Apesar disso, o presidente da associação ressalta que muitos proprietários de hotéis e pousadas precisaram angariar fundos, para manter seus negócios, e ainda não conseguiram quitar as dívidas contraídas durante a pandemia. “Agora que o movimento normalizou, é trabalhar para pagar as contas que ficaram para trás, ainda da pandemia, durante aquele tempo em que hotéis e pousadas ficaram fechados. Então, já retornou, sim, mas o setor ainda está se recuperando e vai levar uns dois ou três anos para poder dizer que o setor se recuperou do baque que teve durante o ano de 2020, 2021”.

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!