INVASÃO DA NATUREZA

VÍDEO | 'Gangue' de quatis invade quartel da Polícia Militar em Bertioga

Cena recorrente na sede da PM foi gravada na tarde deste sábado (3)

Da redação
Publicado em 03/04/2021, às 15h58 - Atualizado em 03/05/2022, às 11h40

FacebookTwitterWhatsApp
'Gangue' de quatis invade quartel da Polícia Militar em Bertioga - Felipe Quaresma
'Gangue' de quatis invade quartel da Polícia Militar em Bertioga - Felipe Quaresma

Uma 'gangue' de quatis invadiu o quartel da Polícia Militar em Bertioga na tarde deste sábado (3). Segundo o autor do vídeo, o PM Felipe Quaresma, a cena é recorrente na base localizada na rodovia Rio-Santos (avenida da Riviera, 1256, Riviera de São Lourenço).

No vídeo, gravado por volta das 15h, mais de 15 quatis aparecem fuçando a lixeira na frente do quartel. "Voltaram, bando de safado. Acabaram de derrubar a lixeira", diz o PM em tom de brincadeira. 

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ad6GCAqIZb8

De acordo com Quaresma, os quatis são comuns na região e aparecem quase todos os dias no quartel. "Esse contato com a natureza é gratificante, as visitas que os macacos e os quatis fazem quase que diariamente alegra o ambiente".

Imagens como essa, de quatis 'perambulando' pela cidade, são comuns em Bertioga. Em 9 de agosto de 2020, dezenas de animais desta espécie foram filmados no mesmo bairro (Riviera de São Lourenço) fugindo por cima de um portão após 'saquearem' um mercado.

Quatis

O quati é um mamífero da família Procyonidae e do gênero Nasua. Eles são animais onívoros: comem insetos, ovos, frutas, folhas e até pequenos animais. Muito presentes nas regiões litorâneas, os animais desta espécie não correm risco de extinção.

Eles vivem em bandos, que podem variar de quatro a 20 indivíduos, fêmeas e machos filhotes e jovens. Após dois anos, os machos passam a viver sozinhos, juntando-se aos bandos apenas na época do acasalamento, no fim da primavera.

Os quatis escalam muito bem, pois possuem patas semelhantes às dos ursos, que facilitam a subida nas árvores. São mais ativos pela manhã e no final da tarde e no restante do tempo, eles descansam em cima das árvores. A gestação dura cerca de 80 dias, podendo nascer de dois a sete filhotinhos a cada cria. Sua coloração pode variar bastante, desde o avermelhado, até cinza quase preto, com anéis pretos da cauda.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!