NO HABITAT

Turistas resgatam filhote de tubarão-martelo em praia de Bertioga | VÍDEO

Crianças se deparam com animal encalhado e chamam os pais para fazer o resgate; família de Guarulhos devolveu o tubarão ao seu habitat

Lenildo Silva
Publicado em 06/09/2023, às 19h58 - Atualizado às 21h07

FacebookTwitterWhatsApp
Animal estava debilitado e encalhado próximo a faixa de areia - Foto: Danilo Bento
Animal estava debilitado e encalhado próximo a faixa de areia - Foto: Danilo Bento

Um filhote de tubarão-martelo (Sphyrna spp.) debilitado e encalhado próximo à faixa de areia de uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo, foi resgatado por uma família de turistas na segunda-feira (4).

O dia de diversão na Praia de Boracéia, se transformou em uma experiência inesquecível para a família de Danilo Bento, de 26 anos, sua esposa Leilane Barbosa, de 28 anos, e seus filhos Wesley Barbosa, de 11 anos, e Roberta Evelin, de 10 anos.

Em entrevista ao Portal Costa Norte, o turista contou que decidiu passar o dia na praia com a família e escolheu Bertioga como destino. A família aproveitava o dia ensolarado na praia com seu cachorro, Bidu, enquanto as crianças se divertiam na água.

Tudo parecia normal para a família quando, por volta das 15h, Danilo e Leilane ouviram gritos dos filhos que clamavam por ajuda, alertando sobre a presença de um tubarão na água. A princípio, Danilo teve suas dúvidas, mas logo correu em direção ao mar com o celular em mãos para filmar o animal.

Tubarão martelo em praia de Bertioga
Família de Guarulhos devolveu o tubarão ao seu habitat - Foto: Danilo Bento

Quando chegou perto do tubarão-martelo, Danilo conta que o animal estava com dificuldades e não conseguia mais nadar devido ao esgotamento. Com o coração apertado, Danilo tomou uma decisão rápida e arriscada, agarrando-o pelo rabo e pela barbatana, sem se importar com o risco de uma mordida. Sua única preocupação era salvar o animal.

Danilo levou o tubarão até águas mais profundas, onde o tubarão conseguiu recuperar suas forças. Ele acredita que o animal estava perseguindo peixes próximos à costa e acabou sendo levado pelas ondas fortes para águas rasas.

A família supõe que o tubarão estava separado de seus pais ou que os pais estavam por perto, procurando-o desesperadamente. O turista disse ainda que tudo aconteceu muito rápido e não acionou os órgãos competentes.

Depois de devolver o tubarão martelo ao mar profundo, Danilo permaneceu por algum tempo observando, na esperança de que o animal retornasse às margens rasas. No entanto, ele acredita que o tubarão encontrou seu caminho de volta para casa após “sumir” mar adentro.

Veja o vídeo

Tubarão-martelo

O tubarão-martelo é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas. O tubarão-martelo é um predador que consome peixes, cefalópodes, raias e outros tubarões.

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Cursa jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!