CULTURA

Sesc Bertioga promove festival de cultura negra neste sábado

Atividades gratuitas ocorrem em parceria com prefeitura na Praça da Primavera, a partir das 10h; veja programação completa

Rebeca Freitas
Publicado em 18/11/2023, às 09h00

FacebookTwitterWhatsApp
Programações buscam valorização e fortalecimento da cultura negra - Alile Dara
Programações buscam valorização e fortalecimento da cultura negra - Alile Dara

O Sesc Bertioga realiza, em parceria com a prefeitura dea cidade, o Festival de Cultura Negra, com programações diversas para toda a família, que buscam a valorização e o fortalecimento da cultura negra, por meio de atividades educativas, culturais e artísticas. As atividades ocorrem neste sábado (18), das 10h às 21h e são gratuitas. O evento é realizado na Praça da Primavera, na rua Antônio Giraud, 155, Maitinga. Confira a programação abaixo, ou no site do Sesc.

Passeio: TRILHAS DE OYÁ - Com Vilene Lacerda e Sítio Emana

As Trilhas de Oyá é uma iniciativa de despertar nossa ancestralidade e antigos saberes em constante movimento. Nesse passeio, faremos uma trilha de dificuldade leve, momentos de conversa e de contemplação da natureza, banho de ervas aromáticas e um delicioso lanche com PANCS. Recomendamos o uso de roupas confortáveis e calçado fechado, garrafinha de água, repelente para insetos e filtro solar. Sugerimos levar roupa de banho, toalha e uma camisa branca para uso após o banho de ervas.

Aula aberta: KEMETIC YOGA - RAÍZES AFRICANAS DO YOGA

O Kemetic Yoga tem como referência o legado científico e sutil da civilização clássica africana do Antigo Egito, resguardando suas histórias, memórias e contribuições humanitárias. Por meio de posturas e exercícios, a respiração consciente em processo meditativo, tem como impacto a reorganização de nosso corpo integral. Traga sua garrafa de água, repelente de insetos e, se desejar, uma canga ou tapetinho de yoga.

Oficina: TRANÇAS, TURBANTES E PENTEADOS: CONHEÇA SEU CABELO! - Com Manifesto Crespo

Refletir sobre a relação com seu próprio cabelo, dialogar sobre estética e identidade. Essa oficina apresenta técnicas de tranças, dreads e penteados afros, como saberes de expressão artística ancestral. Técnicas de torço e amarrações do tecido e turbantes.

Vivência: CAPOEIRA

A capoeira é uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Criada no Brasil por negros trazidos da África, é declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2014 pela UNESCO.

FEIRA AFRO: Com Coletivo Meninas Mahin e Artesãs de Bertioga

A feira tem como objetivo fomentar o empreendedorismo da mulher preta. Um espaço de venda de produtos, conexões e diálogos.

Vivência: OCUPAÇÃO AFROLÚDICA - Com Luderê Afrolúdico

São instrumentos musicais, jogos, brinquedos e objetos não estruturados. Esses materiais ficam à disposição das crianças para que elas possam experimentar e sentir suas texturas, sons etc. Os educadores fazem a mediação, apresentando aspectos da história e da cultura africana e afro-brasileira.

Vivência: MEDIAÇÃO DE LEITURA:HISTÓRIAS DAQUI, HISTÓRIAS DE LÁ - Com Luderê Afrolúdico

A mediação de leitura é feita a partir do acervo que contém um rico repertório de livros com a temática afro-brasileira e africana. São histórias que apresentam a África e a diáspora africana de maneira rica e diversa, estética colorida e uma narrativa envolvente.

Teatro: PORANGAS - ONDE SE GUARDAM HISTÓRIAS - Com Grupo Teatral Negro Sim

Inkosazana Ithemba é uma princesa negra que viaja no tempo, junto com sua corte. Eles espalham histórias guardadas em porangas pelos antigos sábios. Histórias e lendas de deusas e deuses, de princesas, de guerreiros dos povos originários daqui e de lá, das terras africanas.

Oficina: DANCEHALL - Com Academia Dancehall

A oficina de dança Reggae-Dancehall apresenta as bases dessa dança e cultura, que é conhecido de forma popular pela musicalidade do raggamurffin ou "ragga", e é um subgênero do reggae e da cultura sound system Jamaicana. O encontro busca estimular os participantes a conhecer e vivenciar de forma aprofundada o dancehall, que tem origem na diáspora africana, passando por sua história, passos e estilos.

Show: SOUL DIVA - Com Letícia Soares e Banda

A atriz, dubladora e cantora fluminense traz para o palco toda a sua versatilidade e potência vocal, interpretando grandes sucessos da música brasileira e internacional. No repertório, interpretações únicas e arranjos originais para grandes sucessos como "A Cor dessa Cidade", "Espumas ao Vento" e "Tina Turner", em uma homenagem à força e poder da mulher negra.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!