Na quinta-feira (9) foi realizada a cerimônia do Prêmio Atitude Ambiental, que integra a iniciativa desenvolvida em escolas de Bertioga
Em tempos de aquecimento global, a educação ambiental se torna ainda mais importante para conscientizar as novas gerações sobre os impactos das ações sobre o futuro. Neste contexto, o Programa Clorofila, desenvolvido pela Sobloco Construtora nas escolas de Bertioga, tem formado cidadãos para os desafios ambientais e socioeconômicos há exatos 31 anos e, na quinta-feira (9), promoveu a cerimônia do Prêmio Atitude Ambiental para homenagear os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e educadores em 2023.
Neste ano, o tema abordado em unidades escolares do município foi Escola mais Gentil. Cristina Peres, coordenadora do Programa Clorofila, explica que a escolha deste tópico teve como intuito fomentar todo tipo de gentileza, melhorando o relacionamento das pessoas entre si e com o ambiente em que vivem.
Ela também destaca que o desenvolvimento do programa iniciou em uma época que pouco se falava sobre aquecimento global, que atualmente é uma das maiores preocupações ambientais. Cristina conta que, com o passar do tempo, pôde descobrir os resultados positivos junto à comunidade e tem esperança do impacto do Clorofila nas novas gerações. “Temos vários exemplos de adultos, que já têm filhos na escola e desenvolveram atividades enquanto alunos pelo Programa Clorofila. Eles nos dizem coisas incríveis de como foi marcante”, apontou. A exemplo, ela cita que há uma gama de ex-alunos hoje formados nas áreas ambientais e há até quem seguiu para o ramo da pesquisa.
A diretora adjunta de marketing da Sobloco, Beatriz Pereira de Almeida, comenta o compromisso da empresa no desenvolvimento desta iniciativa.
Se a gente não construir uma sociedade mais forte, mais educada, nunca vai mudar a realidade. Educação é a longo prazo e, nesse trabalho de formiguinha, um pouquinho de cada vez, vamos tocando o coração das crianças e dos educadores, transformando a sociedade”, afirma.
Atualmente a Sobloco, por meio de equipe formada por educadoras ambientais e técnicos parceiros do Programa Clorofila, atua em aproximadamente 25 escolas parceiras e, ao longo destes 31 anos, já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes de Bertioga.
O Prêmio Atitude Ambiental desafia os estudantes e educadores de Bertioga a, todos os anos, pesquisarem o ambiente em que estão inseridos, identificando e propondo soluções criativas e viáveis. Os temas mudam a cada edição, assim como a sua forma de apresentação.
A iniciativa também propõe a integração de várias disciplinas dos ensinos infantil, fundamental e médio, estimulando a criatividade e a consciência de crianças e adolescentes.