Ginna Giorgetti e Vitória Fonseca brilham no 19° Vida ao Corpo, conquistam troféus para a cidade e inspiram alunos a se dedicarem ao balé
Duas professoras de balé, Ginna Giorgetti e Vitória Fonseca, da prefeitura de Bertioga conquistaram o título de campeãs, nas categorias máster e sênior, respectivamente, no 19° Vida ao Corpo, realizado no sábado (1º), em São Paulo.
O notório evento de dança contou com a participação de centenas de dançarinos de diversas partes do Brasil e do mundo, em 16 modalidades de dança e aproximadamente dez categorias.
Além de professora, Ginna é coordenadora do curso de balé municipal e enfatizou a importância dos prêmios conquistados. “Essa premiação representa muito para o balé de Bertioga. Temos uma qualidade técnica muito apurada e é exatamente isso que passamos para os alunos. Sou um espelho para eles que almejam chegar nesse mesmo patamar em festivais. Eu faço aulas, ensaio, estudo e me dedico para as competições e eles entendem que precisam fazer o mesmo”, afirmou.
Já Vitória descreveu a felicidade de subir ao palco e compartilhar sua arte com o público. Para ela, a principal emoção é a satisfação, é a alegria de receber o primeiro lugar com a nota máxima. “Eu não tenho nem palavras para descrever essa sensação. Uma coisa que o jurado escreveu nos comentários e me chamou atenção: sua morte, sua vida! E é exatamente isso o que eu sinto. Eu vou viver até o meu último dia pela dança, pois é onde eu me perco e onde eu me encontro”, declarou.
Para a diretora de Cultura de Bertioga Camila Quelhas, a participação das professoras no evento foi fundamental para fortalecer ainda mais o balé municipal e torná-lo mais reconhecido. O destaque conquistado no palco, segundo ela, também inspira e motiva os alunos a se dedicarem ao aprimoramento técnico e artístico.
Bertioga também será representada no XVI Troféu Dança São Paulo. Ao todo, cinco alunas e duas professoras formadas pelo projeto de balé da prefeitura participarão do evento marcado para o dia 26 de agosto no Teatro Paulo Autran.
As bailarinas que vão participar deste festival são do Corpo de Baile Municipal. A companhia foi formada em maio de 2022 com o objetivo de representar a cidade em festivais de dança, competições e eventos em geral.
O Corpo é formado por alunos das turmas avançadas de balé clássico dos centros culturais do município, categorias infantil e juvenil. Os participantes se dedicam à pesquisa e criação de composições coreográficas, aulas extras e ensaios.
O projeto é dirigido pela professora e bailarina Ginna Giorgetti. Para ela, os ensaios e apresentações em mostras e competições são importantes oportunidades de socialização, disciplina e, principalmente, de abertura profissional.