MEIO AMBIENTE

Plano da Mata Atlântica ganha segunda rodada de oficinas em Bertioga

Além de apresentar diagnóstico, encontro abordará desafios comuns na conservação da natureza e desenvolvimento com qualidade de vida para todos

Redação
Publicado em 11/11/2023, às 14h40

FacebookTwitterWhatsApp
Instituto de Pesquisas Tecnológicas exibirá o diagnóstico das oficinas de agosto - Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Instituto de Pesquisas Tecnológicas exibirá o diagnóstico das oficinas de agosto - Divulgação/Prefeitura de Bertioga

A população de Bertioga poderá conhecer o diagnóstico socioambiental do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) durante  a segunda rodada de Oficinas Participativas: Nossa Mata Atlântica, nos dias 22, 23 e 24 deste mês. Nesta fase, a Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apresentarão o relatório elaborado com a colaboração dos cidadãos nas oficinas realizadas em agosto.

O prefeito Caio Matheus explica que o PMMA é um compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da cidade. "A participação de todos na construção desse plano é fundamental para a proteção do nosso maior patrimônio: o meio ambiente”, enfatiza.

Durante os três dias de oficinas, além da apresentação do diagnóstico, serão discutidos os desafios comuns de conservar a natureza e promover o desenvolvimento com qualidade de vida para todos. "A conscientização sobre a importância de áreas verdes para a qualidade de vida é vital. Uma cidade arborizada não só melhora o ambiente, mas também promove o bem-estar e a saúde da população", comenta Raquel Zambeli, coordenadora do PMMA.

O PMMA é um instrumento de gestão participativa para orientar sobre a proteção e o uso sustentável da Mata Atlântica no município, por meio de diagnósticos da vegetação nativa atual, registros das principais fontes de desmatamento, indicação das áreas prioritárias para conservação e recuperação e determinação de ações preventivas de proteção da vegetação nativa.

As oficinas serão realizadas em três locais distintos. No dia 22, na Vila do Bem Boraceia, na avenida Henrique Arcuri, 99; no dia 23 na EMEIF Professor Delphino Stockler de Lima, instalada na rua Manoel da Nóbrega, s/n, no Centro; e no dia 24 na EMEIF Caiubura, na rua Um, 520. Todos os encontros serão promovidos das 18h às 21 horas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!