CARDUME...DE FAKE NEWS

Pescaria farta com montanha de peixes em praia de Bertioga, no litoral de SP, pode ser fake news

Pescadores de Bertioga relataram que maioria dos peixes do vídeo não incidem na região; outro vídeo similar, de uma pescaria na Praia do Miaí de Baixo, em Alagoas, circulou nas redes sociais em 2018 e, há duas semanas, mesma região registrou uma pesca de cerca de duas toneladas; enquanto isso, Secretaria do Meio Ambiente de Bertioga não registrou nenhuma pescaria fora do comum

Da redação
Publicado em 24/02/2021, às 11h02 - Atualizado às 12h54

FacebookTwitterWhatsApp
Pescadores relatam que espécies de peixe do vídeo não são comuns na região, e espécies comuns na região, como a oveva, não aparecem na montanha de peixes. Secretaria do Meio Ambiente da cidade disse que não houve nenhuma pesca incomum na região no período  - Foto: Reprodução / web
Pescadores relatam que espécies de peixe do vídeo não são comuns na região, e espécies comuns na região, como a oveva, não aparecem na montanha de peixes. Secretaria do Meio Ambiente da cidade disse que não houve nenhuma pesca incomum na região no período - Foto: Reprodução / web

Uma farta pescaria supostamente realizada neste domingo (21) em Bertioga, no litoral paulista, tem indícios de que ocorreu em outro lugar, e não no litoral paulista. Este é o segundo caso da semana em que uma notícia que foi amplamente disseminada na região se mostra falsa. Nesta segunda-feira (23) foi revelado pelo Portal Costa Norte que a foto de um impressionte raio em Bertioga, era uma adulteração

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/Guarujáinfo2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Desde domingo, dois vídeos, um de uma montanha de peixes nas areias, outro de uma pescaria bem sucedida, circulam em grupos e chegaram a ser compartilhados em páginas de notícias relacionadas a Bertioga como se tivessem acontecido numa praia da região.

No entanto, pescadores da região consultados pelo Portal Costa Norte encontraram uma série de inconsistências no vídeo. Além disso, outro vídeo muito semelhante ao da suposta pescaria de Bertioga circula no youtube desde 2018. Além da diferença de datas, as imagens do youtube são descritas como de uma pescaria em Miaí de Baixo, uma praia do município de Coruripe, no litoral sul de Alagoas, há cerca de 2500 km de Bertioga. 

Pescadores relatam que espécies de peixe do vídeo não são comuns na região, e espécies comuns na região, como a oveva, não aparecem na montanha de peixes. Secretaria do Meio Ambiente da cidade disse que não houve nenhuma pesca incomum na região no período (Foto: Reprodução / web)

Segundo o pescador profissional Oscar Farias, morador do Jardim Rafael, há mais de 30 anos pescando em Bertioga, a pescaria não ocorreu em Bertioga. "Quando a gente da sorte e quando Deus abençoa a gente pega um tanto de peixe desses, mas isso daí não é direto que a gente acha isso não. Essa pescaria foi em outro lugar não foi em Bertioga", declara enfático.

Oscar Farias, 65 anos, tem mais de 30 anos de pescaria profissional em Bertioga Seu Oscar Seu Oscar pescador (Foto: Reproduação / Acervo Pessoal)

Segundo o pescador, a maioria das espécies de peixes do vídeo não são pescados em Bertioga, enquanto os peixes mais comuns na pescaria da cidade, não aparecem no vídeo. " A gente pesca muita oveva em Bertioga e não tem nenhum no vídeo". Os peixes que aparecem na montanha de peixe do vídeo são principalmente das especies xeréu,  bonito, garaçuma e peixe serra, destes, apenas o xéreu incide nas pescarias de Bertioga. 

Pescaria parece ter ocorrido há cerca de 2500 km de Bertioga, na Praia do Miaí de Baixo, em Coruripe, Alagoas Distância Bertioga x Coruripe (Foto: Reprodução / Google Maps)

A secretaria do Meio Ambiente de Bertioga declarou, nesta quarta-feira (24) que não foi informada sobre nenhuma ocorrência. Já em Coruripe, no fim de semana de 13 e 14 de fevereiro, segundo informações da imprensa local, foi registrada uma pescaria de aproximadamente duas toneladas. 

O Portal Costa Norte contatou a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, mas ainda não obteve resposta do órgão. A prefeitura de Coruripe também foi contatada, mas ainda não se manifestou. 

Vídeo da pesca em Alagoas 

https://www.youtube.com/watch?v=0Tq8wX-ZW9M&ab_channel=myllaSantana

Notícias relacionadas

Fotógrafo que registrou raio no litoral de SP pode ter adulterado imagem e não corrido risco nenhum

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!