'Famosinho' de Bertioga estava na companhia do amigo Donatello; lhama viralizou na internet e já foi parar em programa de TV
Lenildo Silva
Publicado em 29/11/2024, às 14h03
Giovanni, a lhama (Lama glama), que já é praticamente celebridade em Bertioga, no litoral de São Paulo, está de volta aos holofotes. E dessa vez, não estava sozinho. O astro da praia da Enseada foi filmado assistindo ao nascer do Sol com o amigo Donatello, uma alpaca (Vicugna pacos), macho de 4 meses e meio.
O vídeo, gravado na quarta-feira (27) pelo tutor da dupla, o empresário Luiz Abrão, de 47 anos, mostra Giovanni e Donatello caminhando pela orla, presos à mesma coleira, por volta das 5h da manhã. Giovanni, que nasceu no sítio da família em Mogi das Cruzes, completa 10 meses em dezembro.
Ver essa foto no Instagram
A fama do rapazinho começou em julho, quando ele pisou pela primeira vez na areia da praia. Foi amor à primeira vista. Turistas fizeram fila para tirar fotos, e o Portal Costa Norte deu a notícia em primeira mão. Resultado? Giovanni já ultrapassou 2 mil seguidores nas redes, ganhou reportagens nacionais e participou de programas de TV.
Apesar de exótica, a lhama é considerada um animal doméstico. Domesticada há cerca de 5.000 anos na Cordilheira dos Andes, a espécie é reconhecida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) como um animal de estimação, semelhante a cavalos e ovelhas. A instituição reforça, no entanto, a importância de seguir normas específicas para criar lhamas de forma legalizada.
Luiz Abrão orienta, a quem deseja ter uma lhama de estimação, a adquiri-la apenas de criadores autorizados, com toda a documentação exigida. “É fundamental possuir nota fiscal, autorização do Ibama e acompanhamento veterinário, além de cumprir as regras de transporte”.
Já as alpacas são menores que as lhamas, com pelagem mais longa e mais macia, além de terem as orelhas mais curtas, diferentes das orelhas da lhama, mais compridas e levemente curvadas na ponta.
Lenildo Silva
Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio