Entidade sem fins lucrativos com atuação em Bertioga desenvolve cursos voltados à cultura e qualificação profissional para jovens e adultos
Há 30 anos os moradores de Bertioga contam com o apoio da Fundação 10 de Agosto, entidade civil sem fins lucrativos que promove a educação por meio de cursos gratuitos. Para celebrar o aniversário da instituição e as mais de 25 mil pessoas já atendidas, a entidade promoveu o concerto musical Emoções, envolvendo a orquestra e grupos musicais em uma noite especial no bairro Chácaras.
A presidente da Fundação 10 de Agosto, Beatriz Pereira de Almeida, parabenizou a dedicação de todos os envolvidos no desenvolvimento das ações ao longo destes 30 anos e na apresentação que marcou a comemoração. “Foi o congraçamento de um trabalho que envolve desde a nossa equipe, os nossos voluntários, mas principalmente os alunos. Por trás dessa música, dessa fachada maravilhosa, tem muitas horas de estudo e ensaio, além de famílias e pais incentivando os filhos”, destacou. Ainda, ela comentou que esse esforço dos alunos na música é uma representação da própria vida, que precisa de muita determinação para alcançar os sonhos.
“Eu fico muito feliz com a Fundação na cidade, fazendo este papel, trazendo cultura, educação e formação. É uma semente que a gente planta e enche os olhos, ficamos muito emocionados. [...] Ganha toda a cidade, que cresce em cultura, educação, no social e na união”, finalizou Beatriz.
A entidade constituída em 1993 como braço social da Riviera tem como missão promover a educação e qualificação profissional aos moradores de Bertioga. O intuito é proporcionar melhores condições e oportunidades para o crescimento de cada indivíduo atendido.
Entre os cursos realizados pela Fundação 10 de Agosto estão de música e instrumentos musicais para jovens e crianças, além de capacitação profissional como panificação e zeladoria. Ainda, algumas de suas frentes de trabalho incluem o desenvolvimento comunitário para famílias em vulnerabilidade social e vivências para jovens.