DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Riviera de São Lourenço em Bertioga mantém selo ISO 14001 pelo 23º ano

Auditada neste mês, Riviera de São Lourenço mais uma vez conquista certificação internacional que reconhece eficácia de seu Sistema de Gestão Ambiental

Redação
Publicado em 31/08/2023, às 10h50

FacebookTwitterWhatsApp
Riviera de São Lourenço no litoral de SP - Imagem: Arquivo / Sobloco Construtora
Riviera de São Lourenço no litoral de SP - Imagem: Arquivo / Sobloco Construtora

A Riviera de São Lourenço, um bairro planejado em Bertioga (SP), recebeu a certificação ISO 14001 pelo 23º ano consecutivo. A auditoria no bairro foi feita entre os dias 14 e 16 deste mês pela empresa certificadora ABS Quality Evaluations.

Reconhecido internacionalmente, o selo atesta a eficácia do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do bairro planejado e construído pela Sobloco Construtora e gerido pela Associação dos Amigos da Riviera.

“O certificado mostra que na prática é possível unir desenvolvimento econômico com altos padrões de proteção ao meio ambiente. É um inegável reconhecimento do comprometimento da Sobloco Construtora e da Associação dos Amigos da Riviera com o desenvolvimento sustentável”, afirma Luiz de Almeida, diretor da Sobloco.

Segundo a construtora e a associação, a Riviera é o primeiro empreendimento de desenvolvimento urbano no mundo a manter a certificação ininterruptamente por tanto tempo. Isto, por si só, avaliam, indica a qualidade da gestão ambiental do bairro.

“A certificação é resultado de um moderno e rigoroso plano de desenvolvimento criado para reduzir os impactos por meio de um processo de uso e ocupação do solo ecologicamente correto com sistemas de tratamento de água e esgoto, além de gestão de resíduos, dentre outras frentes de trabalho”, disseram em comunicado conjunto.  

Sem fins lucrativos, a Associação dos Amigos da Riviera foi criada no nascimento do bairro na década de 1980 e, desde então, é mantida pelos proprietários de imóveis. É a associação que operacionaliza os sistemas de água e esgoto e gerencia os resíduos sólidos do bairro.

A auditoria

Durante a auditoria, foram verificadas as atividades na Estação de Tratamento de Água (ETA), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e nas oficinas mecânicas da Associação e da Sobloco.

Bairro arborizado, ensolarado e à beira da praia
Certificação reconhece esforços ambientais, avaliam construtora e associação

Também foram auditados aspectos burocráticos e estruturais do logradouro planejado, tais como documentação, metas e objetivos, instalações, programas de gestão, planos de comunicação e de recolhimento e destinação de resíduos.

O auditor, explica a associação, avaliou de perto as ações implementadas ao longo do último ano para a melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental. “Ele evidenciou o atendimento à legislação e as práticas para minimizar impactos ambientais das atividades e serviços”.

Reconhecimento do respeito ao meio ambiente

A longevidade do selo reconhece a longevidade da orientação por boas práticas ambientais desde a criação do bairro, explicam a Sobloco e a associação.

“Muito antes de conquistar esta certificação, o planejamento da Riviera já foi pautado pela sustentabilidade. Para o uso e ocupação do solo, normas rígidas foram estabelecidas. Para atender às necessidades de infraestrutura de saneamento básico, foi implantado um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, bem como um sistema de captação, recalque e tratamento de esgotos. O lixo também foi motivo de grande preocupação. Para administrá-lo, foi criado um programa integrado de gerenciamento de resíduos sólidos que já destinou corretamente mais de 8 mil toneladas de resíduos”.

A gestão do bairro também investiu em um laboratório de controle ambiental para verificar a qualidade da água do mar, da água tratada e dos efluentes de esgoto e canais de drenagem. Desde a concepção, também foram planejados bolsões de áreas verdes.

A conquista da certificação por mais um ano, explicaram a Sobloco e os Amigos da Riviera, demonstra que a gestão do bairro segue no rumo das melhores práticas ambientais. “A certificação significa para a Riviera de São Lourenço o reconhecimento internacional de que o empreendimento é desenvolvido de forma ordenada e com alto respeito ao meio ambiente”.

“A manutenção deste selo”, acrescentam, “evidencia que o propósito original do empreendimento de conciliar os três pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental – tem sido cumprido em termos práticos ao longo de seus mais de 40 anos de existência. Os ganhos são numerosos para os moradores, visitantes, comerciantes e prestadores de serviços que atuam no bairro”.

Na avaliação deles, além da importância para a Riviera e sua população fixa e flutuante, a certificação é uma referência para que mais empreendimentos sustentáveis sejam construídos no Brasil. 

A ISO 14001

A avaliação do Sistema de Gestão Ambiental 14001 da International Organization for Standardization (ISO), instituição criada em 1947 e composta por entidades de mais de 100 países, verifica a conformidade normativa e os requisitos socioeconômicos das organizações, assegurando o cumprimento de objetivos ambientais específicos, permitindo o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de processos sustentáveis.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!