FESTÃO

São Cosme e Damião: festa deve movimentar criançada de Bertioga

Comemoração gratuita voltada para o público infantil acontece dia 1º e terá doces e brinquedos infláveis no centro, na rua da Saudade

Rebeca Freitas
Publicado em 26/09/2023, às 11h44

FacebookTwitterWhatsApp
A celebração é gratuita e aberta a todos - Minervino Junior/CB/D.A Press
A celebração é gratuita e aberta a todos - Minervino Junior/CB/D.A Press

Em homenagem ao Dia de São Cosme e Damião, membros da umbanda planejam uma comemoração para crianças em Bertioga no domingo (1º) de outubro. O evento contará com a distribuição de guloseimas e brinquedos infláveis. A animada será na rua da Saudade, 75, centro, a partir das 10h, ao ar livre. A celebração é gratuita e aberta a todos.

A festança contará com a distribuição de kits de doces, carrinho de pipoca e algodão doce. O idealizador do evento, Fabiano Barreto, afirma que a comunidade se engajou e apoiou a iniciativa. “Foram arrecadações de políticos, comerciantes e a própria comissão de organização. As pessoas gostaram da ideia que a gente está promovendo e nos ajudaram cada um com um pouquinho. Teve gente que apoiou com brinquedos infláveis, outros com kits de doces”, declara. 

Ainda segundo Barreto, o intuito da festa é uma homenagem aos santos, porém é promover também um dia de alegria para as crianças do bairro. “A minha ideia inicial era distribuir 50 kits de doces na rua, mas graças a Deus e a todos que nos ajudaram, consegui chegar além do que jamais imaginava”, comemora.

“A festa vai ser feita na rua, a gente conseguiu autorização para fechar a via. Por conta dos brinquedos infláveis, eu e a comissão de organização decidimos que era o melhor lugar e através da abertura de um ofício conseguimos fazer com que o departamento de trânsito fechasse a rua da Saudade, no centro, durante a comemoração”, declara Fábio Barreto.

História da data

cosme e damião
Irmãos gêmeos eram médicos e ficaram conhecidos por serem protetores das crianças - Reprodução/ Bolavip 


O Dia de São Cosme e Damião é comumente comemorado em 27 de setembro, de acordo com o antigo calendário católico. Uma atualização em 1969 alterou o dia para 26 de setembro, para não coincidir com a data de São Vicente de Paula. Mas por força do hábito, a maioria ainda celebra no dia 27, que é a data mais tradicional utilizada pelas religiões de matriz africana.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!