VOTAÇÃO

Eleição para escolha da Ave Símbolo de Bertioga tem empate triplo

A prefeitura e o Clube Observador de Aves de Bertioga se reúnem para definir forma de solucionar a questão inusitada, com empate de 797 votos cada

Redação
Publicado em 17/05/2024, às 09h45 - Atualizado às 14h34

FacebookTwitterWhatsApp
Foram registrados 3.362 votos entre os dias 6 e 10 de maio de 2024 - Arquivo/Prefeitura de Bertioga
Foram registrados 3.362 votos entre os dias 6 e 10 de maio de 2024 - Arquivo/Prefeitura de Bertioga

A eleição para a escolha da Ave Símbolo de Bertioga teve um resultado supreendente. Três aves receberam a mesma quantidade de votos, com 797 cada. Foram elas: colhereiro (Platalea ajaja), gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus) e martim-pescador-miúdo (Chloroceryle aenea). A contagem dos votos foi realizada na quarta-feira (15).

A votação ocorreu entre os dias 6 e 10 de maio de 2024 e foram registrados 3.362 votos, dos quais 1.239 votos populares e 2.123 votos de alunos das escolas municipais de Bertioga. Com o empate, a prefeitura e o Clube Observador de Aves de Bertioga (Coa-Bertioga) devem se reunir nos próximos dias para definir a melhor maneira para dar andamento ao processo. 

Candidatas

As aves escolhidas para participar da votação foram: gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus); surucuá-de-barriga-amarela (Trogon viridis); martim-pescador-miúdo (Chloroceryle aenea); colhereiro (Platalea ajaja) e ferro-velho (Euphonia pectoralis). As espécies foram selecionadas com base em alguns critérios, como: grau de ameaça de extinção, exuberância e beleza, importância ecológica e não ser ave-símbolo de outra cidade, estado ou país da América Latina.

Acesse nosso canal no WhatsApp

Confira a quantidade de votos de cada ave:

Colhereiro (Platalea ajaja) - 797;
Gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus) - 797;
Martim-Pescador-Miúdo (Chloroceryle aenea) - 797;
Ferro-velho (Euphonia pectoralis) - 511;
Surucuá-de-barriga-amarela (Trogon viridis) - 460.

Com a aprovação do Conselho Municipal de Turismo de Bertioga (Contur), o projeto para a escolha da ave-símbolo é realizado em parceria com as Secretarias de Turismo e Cultura; Meio Ambiente e Educação, Sesc Bertioga, além do Clube Observador de Aves de Bertioga (Coa-Bertioga) e das associações locais de profissionais de ecoturismo da cidade (Amolb e Abeco).

Com informações do site oficial da prefeitura de Bertioga

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!