LUTO

Corpo de piloto de asa delta desaparecido no mar é encontrado no litoral de SP

Após quatro dias de buscas, corpo de piloto de 52 anos foi encontrado entre a praia da Enseada, no Indaiá, e a praia de São Lourenço, em Bertioga

Redação
Publicado em 05/11/2023, às 13h58 - Atualizado às 14h08

FacebookTwitterWhatsApp
Piloto profissional caiu no mar durante voo na manhã de quinta (2) - Imagens arquivo pessoal/Aluisio Paes
Piloto profissional caiu no mar durante voo na manhã de quinta (2) - Imagens arquivo pessoal/Aluisio Paes

Após quatro dias de buscas, foi encontrado, na manhã deste domingo (5) no mar do litoral de SP, o corpo do piloto de asa delta Aluisio Paes de Barros Filho, de 52 anos. Aluísio havia caído no mar durante um voo na quinta-feira (2), em Bertioga, no litoral de São Paulo.

Segundo apurado pela reportagem, o corpo foi encontrado entre a praia da Enseada, no Indaiá, e a praia de São Lourenço por volta das 10h de hoje. As características correspondiam às do piloto - pele parda, 1,74 metro de altura e roupas pretas que ele vestia no momento do acidente. Com isso, familiares se deslocaram a Bertioga para identificá-lo.

Às 13h55 de hoje o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo) confirmou que o corpo é de fato do piloto. Condições climáticas adversas e mar agitado dificultaram ainda mais a operação de resgate do corpo e, consequentemete, a identificação, informou também o GBMar. Ainda não há informações oficiais sobre as causas do acidente. Também não há informações sobre o sepultamento de Aluisio.  

O que aconteceu

O acidente aconteceu durante o feriado de Finados quando, de acordo com testemunhas, o piloto profissional caiu na área de arrebentação na praia da Enseada, na altura do bairro São Rafael. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros obtidas junto a testemunhas, Aluisio caiu no mar com o bico da asa delta.

Na manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou que a FAB havia entrado nas buscas, empregando um avião e um helicóptero em uma operação conjunta para tentar localizar o piloto então desaparecido.

"A FAB está com um avião e um helicóptero pelo local, e as buscas continuam pelo mar por parte do GBMar [Grupamento de Bombeiros Marítimos]", informou, por nota, o Corpo de Bombeiros.

A aeronave pilotada por Aluisio era do tipo trike, equipada com motor, sobre a qual o piloto havia dado uma entrevista um dia antes do acidente no Programa Opinião, da Praia FM. Na entrevista, ele compartilhou detalhes de suas experiências e aventuras nos céus. Até o momento, não foram encontrados destroços da asa delta.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!