AFOGAMENTO

Bombeiros buscam por jovem desaparecido na Pedra Selada em Bertioga

Acidente na região do Indaiá ocorreu neste domingo por volta das 16h20; área é contraindicada para banho; outro homem se afogou em Bertioga na data

Rebeca Freitas
Publicado em 23/10/2023, às 09h35

FacebookTwitterWhatsApp
Pedra Selada não é área própria para banho - Divulgação/ prefeitura de Bertioga
Pedra Selada não é área própria para banho - Divulgação/ prefeitura de Bertioga

Bombeiros seguem, nesta segunda-feira (23), nas buscas por um rapaz de 27 anos que escorregou da Pedra Selada e caiu no mar por volta das 16h20 de domingo (22), em Bertioga, no litoral de SP. Segundo apurado pelo Portal Costa Norte, um grupo de amigos foi passear na região e dois deles caíram da pedra. Uma das vítimas conseguiu voltar à superfície e o outro rapaz segue desaparecido. 

A vítima se trata de Jefferson Santana da Silva. O jovem atuava como servente de pedreiro na Riviera de São Lourenço. Ele tem cor parda, cabelo preto, estava com camiseta cinza, bermuda jeans e mede aproximadamente 1,75 cm de altura. 

De acordo com o GBMar, a Faros, serviço de guarda-vidas da Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, foi acionada pela testemunha Renilson Barreiro de Jesus, amigo da vítima. Ele relatou que seu colega caiu da Pedra Selada e não conseguiu voltar, se afogando e submergindo nas águas. Ele contava com um sangramento no crânio devido ao impacto contra a rocha. 

O Corpo de bombeiros marítimos foi acionado pelas equipes da Faros e foram até o local para apoiar a busca pelo corpo, porém não tiveram êxito em encontrar a vítima. As equipes  permaneceram no local até a suspensão das pesquisas devido ao horário e a baixa visibilidade. 

Segundo informações, o grupo de amigos envolvido que protagonizou o acidente é composto por jovens baianos, que vieram para a região para trabalhar. A área da Pedra Selada conta com sinalização de perigo, sendo contra-indicado o banho no local. O rochedo traz riscos, principalmente com o mar de ressaca. 

Demais afogamentos do final de semana 

Também neste domingo (22), um homem de 50 anos sofreu um afogamento em Bertioga. A vítima residia em São Paulo, capital. Ele se acidentou em um barco de pesca, caiu nas águas, chegou a ser socorrido mas não resistiu. O acidente aconteceu por volta das 16h30, perto da travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá, no Jardim Veleiros. A área fica próxima ao Rio Itapanhaú, que deságua no mar.

Segundo informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), guarda-vidas foram acionados e, de moto aquática, encontraram o homem submerso em parada cardiorrespiratória. Os agentes iniciaram manobras de reanimação e uma ambulância do SAMU socorreu o homem ao pronto-socorro de Bertioga. Porém, após esgotamento de manobras de recuperação, o médico constatou o óbito da vítima.

Ainda de acordo com dados oficiais do GBMar, no final de semana, de 20 a 22 de outubro, um total de 22 salvamentos foram realizados pelas equipes, além de haver 23 embarcações em operação. 

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!