EROSÕES

Bertioga é treinada no sistema de alerta de ressacas e inundações costeiras

Previsão é de que o sistema do governo do estado seja incorporado aos planos de contingência municipais e operado a partir do próximo verão

Redação
Publicado em 03/11/2023, às 14h22

FacebookTwitterWhatsApp
Atividade de campo foi aplicada na praia de Guaratuba pela pesquisadora científica do IPA, Célia Regina de Gouveia Souza - Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Atividade de campo foi aplicada na praia de Guaratuba pela pesquisadora científica do IPA, Célia Regina de Gouveia Souza - Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Os agentes de Meio Ambiente e Defesa Civil de Bertioga passaram na quarta-feira (1) por uma atividade de campo na praia do Guaratuba como parte do treinamento do Sistema de Aviso de Ressacas e Inundações Costeiras (Saric), que funcionará em todo o litoral paulista a partir do verão de 2023/2024.

O treinamento aplicado pela dra. Célia Regina de Gouveia Souza, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ambietais (IPA), visa capacitar o município na utilização do sistema para adotar medidas preventivas de aviso de ressacas e inundações costeiras, além de auxiliar nas medidas de combate à erosão.

O governo do estado explica que o Saric integra informações de previsão de condições marítimas, altura de maré, ondas e monitoramento de situação de praias do litoral paulista. Por isso, também deve ser incorporado aos planos de contingência municipais.

"A erosão costeira é um problema que afeta praticamente toda a costa paulista. Em Bertioga, de certa forma, estamos tranquilos, porém requer atenção. O Sistema traz informações importantes de análise na antecipação de medidas. Estamos comprometidos em encontrar soluções para proteger nossa costa e minimizar os impactos para a população”, afirmou Fernando Poyatos, secretário municipal de Meio Ambiente.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Bertioga, José Carlos, o estudo permite a adoção de medidas preventivas, e os resultados e alertas serão realizados por meio de plataforma computacional. 

Outras cidades

Na próxima semana, a capacitação no Saric será direcionada ao litoral norte. Na segunda-feira (6) será no Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba e, nos dias subsequentes, as atividades de campo serão em Ilhabela (7), São Sebastião (8), Caraguatatuba (9) e Ubatuba (10). Nos dias 13 e 14 será realizada a atividade de campo em Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande. No dia 16, em Guarujá. O governo do estado informou que as datas das atividades de campo nos municípios de Cananeia, Iguape e Ilha Comprida ainda serão definidas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!