Nuno Duarte une imaginação à conscientização ambiental no 'Livro dos Monstros', que será distribuído em evento educativo no CEA
Lenildo Silva
Publicado em 03/12/2024, às 09h32
Nuno Duarte, aluno de 9 anos da escola municipal José de Oliveira Santos, em Bertioga, no litoral de São Paulo, lançará o Livro dos Monstros nesta terça-feira (3), em evento no Centro de Educação Ambiental (CEA), no Centro, que contará com a participação da turma da 3ª série a qual faz parte. Além do lançamento, os amigos de turma do miniautor ganharão exemplares da obra e participarão de atividades voltadas à conscientização ambiental.
A história do livro começou há três anos, quando Nuno, então com seis anos, criou os desenhos e histórias imaginativas que deram origem à obra. A mãe Fabiane Duarte conta que a ideia inicial era apenas encadernar as páginas como recordação. Contudo, ao redescobrir os materiais, decidiu transformar o projeto em algo maior. “Foi emocionante ver as histórias ganharem forma. Primeiro vieram os desenhos, depois o canal no YouTube, e agora o livro”, relata.
O canal de Nuno, hoje chamado Nuno Cine, foi uma das motivações para a publicação. Nos vídeos, o menino narra as características e aventuras dos monstros que havia desenhado. Fabiane adaptou os roteiros das gravações para o formato textual, preservando a essência criativa de seu filho. “Os nomes e detalhes foram totalmente imaginados por ele, inspirado por desenhos animados e aventuras na natureza”, explica.
O Livro dos Monstros aborda temas relacionados ao meio ambiente. A narrativa começa com o corte de uma árvore, que desencadeia a criação dos monstros mutantes, levando os leitores a refletir sobre a importância da preservação ambiental. Essa conexão com a natureza foi determinante para a escolha do CEA como palco do lançamento.
O lançamento do livro, para a turma de Nuno, também destaca o incentivo à leitura e à criatividade de alunos da rede pública. “Queremos mostrar que, com apoio e estímulo, crianças têm um enorme potencial para criar. É importante valorizar histórias como a de Nuno, que é fruto do sistema público de ensino”, afirma Fabiane.
Joaquim, pai de Nuno, conta que, durante o lançamento, o filho fará uma breve apresentação, para explicar a inspiração por trás de sua obra. Em seguida, os alunos participarão de roteiro guiado pela equipe do CEA, com atividades que incluem educação ambiental e contato com a fauna e flora locais. A programação busca unir literatura com sustentabilidade.
A família conta, ainda, que financiou a publicação de uma tiragem limitada do livro, que será distribuído gratuitamente às crianças presentes no lançamento. “Nosso objetivo é que a mensagem do Nuno inspire outras crianças a imaginar, criar e cuidar do meio ambiente”, afirma Fabiane.
Além do entusiasmo da família, os professores de Nuno destacam a criatividade e o comprometimento do aluno. Para Kátia Liliana, professora regular, o jovem escritor é um exemplo de dedicação. "O Nuno é um menino criativo que adora desenhar. Ele aproveita todas as oportunidades para expressar sua arte e está sempre em busca de novos conhecimentos. É um aluno participativo, que interage muito bem com os colegas da turma e está sempre disposto a ajudar".
O professor de artes João André também ressalta as qualidades de Nuno, ao destacar a capacidade criativa e a influência positiva que exerce. "O Nuno é altamente criativo, capaz de dar forma aos pensamentos e transformar conteúdos da imaginação em algo concreto. Ele é generoso e sempre compartilha seus talentos com os amigos, o que é muito bonito. A realização deste livro reflete não só o talento do Nuno, mas também o comprometimento de sua família, que é exemplar. É uma alegria ter um aluno como ele em sala de aula", afirma o professor.
Na introdução do livro, Nuno convida os leitores a conhecerem sua criação: “Passei algum tempo desenhando e pintando, depois pedi aos meus pais que encadernassem as páginas. Mais tarde, resolvi dar vida aos personagens no meu canal do YouTube. Espero que gostem das histórias tanto quanto gostei de criá-las.”
Além de escritor, o jovem sonha em explorar outras formas de arte, como o cinema. “A imaginação é o que me move. Quero continuar criando e contando histórias que façam as pessoas sonharem”, conclui Nuno, já planejando suas próximas aventuras criativas.
Lenildo Silva
Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio