Bairro planejado responde por mais da metade da arrecadação de IPTU e ITBI no município e concentra 35% dos empregos formais
Neste 19 de maio, Bertioga celebra 34 anos de emancipação político-administrativa e reforça a posição como um dos municípios com maior preservação ambiental no litoral de São Paulo. Nesse contexto, a Riviera, bairro planejado e desenvolvido pela Sobloco Construtora, se destaca como um dos maiores vetores de desenvolvimento socioeconômico da cidade.
Concebida há 46 anos e ocupando apenas 1,8% do território de Bertioga, a Riviera é responsável por mais de 50% da arrecadação municipal de IPTU e ITBI. O impacto também se reflete na geração de emprego e renda: são cerca de seis mil empregos diretos e milhares de postos indiretos, que representam 35,5% dos 14 mil postos formais de trabalho da cidade, conforme dados do IBGE. O bairro concentra ainda cerca de metade dos microempreendedores individuais (MEIs) registrados no município.
A relevância da Riviera para a arrecadação de Bertioga já era evidente na década de 1990. Quando a cidade se emancipou de Santos, em 1991, um estudo do Tribunal Regional Eleitoral confirmou a viabilidade econômica do novo município, impulsionada em grande parte pelas receitas geradas pelo bairro.
O loteamento Riviera de São Lourenço também é reconhecido pelo modelo de desenvolvimento sustentável. A gestão é feita pela Associação dos Amigos da Riviera, responsável por serviços de manutenção urbana, segurança, coleta seletiva e operação dos sistemas de água e esgoto. Com 94% da mata nativa preservada, Bertioga é referência ambiental no estado de São Paulo, e a Riviera contribui ativamente para esse índice.
O bairro possui infraestrutura completa: sistema de drenagem que evita alagamentos, rede subterrânea de esgoto com mais de 118km, laboratório ambiental e programas de educação ambiental com foco na preservação. O Sistema de Gestão Ambiental da Riviera é certificado pela norma ISO 14001 e conta com um programa de coleta seletiva ativo há 32 anos.