ILHA COMPRIDA

Baleia encalha e morre no litoral sul de SP; Vídeo

Instituto que monitora vida marinha na região registrou encalhe mas informou que estado do animal impede investigação da causa

Redação
Publicado em 16/11/2023, às 17h02

FacebookTwitterWhatsApp
Monitor ambiental fez registro de drone do animal - Imagem: Reiner Bergman
Monitor ambiental fez registro de drone do animal - Imagem: Reiner Bergman

Um monitor ambiental e cinegrafista flagrou uma baleia morta em uma praia inóspita do litoral sul de SP. Rainer Bergmann, que costuma registar a vida marinha de Ilha Comprida, disse ao Portal Costa Norte nesta quinta-feira (16) que encontrou a baleia no extremo do Boqueirão Sul da cidade, na tarde de ontem.  

“É triste ver um ser tão magnífico nestas condições, mas sabemos que todos passaremos por isso, e essa baleia esteve por locais inimagináveis em sua jornada. Assim, acredito que deveremos ser, deixar a quem fica a lembrança de uma passagem marcante”, explicou Rainer.

Contatado, o IpeC (Instituto de Pesquisas Cananéia), que monitora a vida marinha da região, disse que se trata de uma baleia jubarte. “Devido ao estado avançado de decomposição do animal, não é possível identificar a causa de sua morte. No entanto, alguns fatores podem levar baleias a encalhar, como falta de orientação, interação com artefatos pesqueiros, interação com lixo ou alguma doença”, explicou o IPeC.

Segundo a entidade, o encontro do animal foi registrado por equipes de monitoramento de  animais encalhados nas praias. O Ipec disse que o trabalho de enterrar animais de grande porte como as baleias é da prefeitura da cidade. “As baleias-jubarte são comuns no nosso litoral no período de inverno, pois [a região] é parte da rota de migração desses animais”, concluiu. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!