O formato em ferradura da praia da Barra do Sahy dá um toque aconchegante à praia, de mar calmo, águas claras e areia branca
Barra do Sahy, na costa sul de São Sebastião, no litoral de São Paulo, é um balneário familiar. Pequena e atraente, a praia revela belezas por todos os cantos. No canto sul, os altos rochedos do Canto Bravo formam uma piscina natural surpreendente e exuberante.
Do lado do rio Sahy, enquanto pescadores vão diariamente ao trabalho, veranistas saem com destino a As Ilhas, local excelente para descansar, mergulhar ou apenas admirar a exuberante natureza.
Com boa infra-estrutura, esta pequena Vila de Pescadores possui caprichosa culinária regional. Degustar os deliciosos pratos feitos à base de peixes e frutos do mar é sempre uma prazerosa opção de lazer. O conforto de pousadas e hotéis completa a cativante estada na Barra do Sahy.
A praia não é muito extensa, o mar é, geralmente, calmo e tem vista maravilhosa para as ilhas das Couves, As Ilhas e Montão de Trigo, esta última habitada por uma comunidade de cerca de 40 famílias. Para visitá-las, é necessário fazer a travessia de barco que dura cerca de 10 minutos, com saída do Rio Sahy ou com lanchas.
Neste canto mesmo, outro passeio simples é atravessar a pequena ponte de madeira sobre o rio e visitar a igrejinha construída no início do século por caiçaras. No rio Sahy há aluguel de caiaques. Para os mais experientes, é possível remar até As Ilhas. Também é agradável caminhar pelas pedras no outro lado da praia, conhecida como Canto Bravo.
Para os que apreciam o mergulho com equipamento ou apenas com snorkel, vale a pena se aventurar nas costeiras da praia ou na As Ilhas, passeio excelente para um dia de sol. A entrada da praia de Barra do Sahy (ou Barra do Saí) não fica diretamente na rodovia Rio-Santos, por isso mesmo, está livre do incômodo trânsito de passagem.