Camburi: praia exótica para ser desfrutada com calma, pegada a pegada

Camburi é assim..., simbiose perfeita de gente bonita, ambiente alegre, natureza exuberante e pousadas confortáveis

Bruna Vieira Guimarães
Publicado em 19/10/2018, às 07h04 - Atualizado em 23/12/2020, às 09h12

FacebookTwitterWhatsApp
Bruna Vieira Guimarães
Bruna Vieira Guimarães

Imagem acervo site

A costa sul de  São Sebastião  reúne as praias mais badaladas do litoral paulista. Bem pertinho de   está Camburi, com cerca de 1 quilômetro de extensão, areias brancas e soltas, mar de águas claras e ondas fortes e perfeitas para a prática do surfe.

Imagem acervo site

É ‘point’ de jovens em busca de adrenalina e agito. Os surfistas reúnem-se no canto direito. No centro, fica a turma do futevôlei e do frescoball.

Imagem acervo site

Para os amantes de esportes radicais, o sertão de Camburi não economiza em ambientes. As trilhas ecológicas Cacau e Piavu são algumas das opções para constar no roteiro de praticantes de mountain bike e trekking. Em apenas 15 minutos por uma trilha de nível médio, na estrada do Cacau, chega-se a três quedas de águas cristalinas, onde o banho de cachoeira é obrigatório.

A exuberância da Mata Atlântica está presente nos recantos tranquilos, nas flores e pássaros coloridos, sem falar na beleza bucólica das áreas rurais, e das antigas fazendas. Tudo isso dá um toque mágico aos sertões de Camburi.

Camburizinho 

Imagem acervo site

Pequena, com estreita faixa de areia e mar calmo, a praia de Camburizinho é ideal para famílias e crianças. Está separada de Camburi por uma ilhota de pedras e pelo rio de mesmo nome que, atualmente, deságua em Camburi. Porém, há 20 anos, quando as duas praias começaram a ser frequentadas, o rio desembocava em Camburizinho. Daí vem o nome ‘Camburi’, quem em tupi significa ‘rio que cambeia’, ‘muda o curso’. Outros nativos defendem que ‘Camburi’ é ‘rio robalo’, pela quantidade de peixe dessa espécie que subia o rio.

Os poucos pescadores, artesãos, roceiros e comerciantes que vivem no local, cultivam a cultura caiçara. Na rua da Praia e no sertão é possível encontrar objetos de arte típicos, como os trabalhos multicoloridos feitos em caxeta (tipo de madeira) que retratam a fauna e flora da região.

Diversão garantida!

Em Camburi e Camburizinho há muito mais que beleza natural. As noites de verão têm diversão garantida nos barzinhos e pousadas que promovem eventos para todos os gostos. Restaurantes requintados exploram a culinária tropical com destaque para os frutos do mar, peixes grelhados, risotos, moquecas, saladas, assados e aperitivos.

Para chegar

A entrada da Praia de Camburi, na costa sul de São Sebastião, fica no Km 165 da Rodovia Rio-Santos (BR-101). Dista 37 km do Centro da cidade, a 70 km de Caraguatatuba e a 166 km de São Paulo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!