Paisagens dos sonhos para um dia inesquecível de verão é o que se pode esperar de uma visita na paradisíaca As Ilhas, em São Sebastião
Distante cerca de 1 milha da costa da praia, na costa sul de São Sebastião, no litoral paulista, As Ilhas é uma boa alternativa para um mergulho rápido. O lugar é de uma beleza inspiradora, por suas águas mornas e cristalinas, que acariciam levemente as areias brancas de duas praias no meio do oceano.
Diferentemente do que o nome sugere, as ilhas, na verdade, é uma única ilha. Possui duas praias cristalinas e uma pequena piscina natural. Atrás, está a Ilha das Couves, sem praia, mas com inúmeros coqueiros e uma bela costeira.
Devido à proximidade do continente, a visibilidade do mergulho em As Ilhas varia de 3 a 6 metros, podendo chegar até 10 metros. Apesar da degradação ambiental e da pesca esportiva, a vida submarina nesta ilha é repleta de corais, esponjas, polvos, peixes diversos, tartarugas e arraias.
Veja também:
A praia de Fora d’As Ilhas é o local preferido pelos mergulhadores, pois fica próximo de um costão calmo e abrigado com profundidade de até 10m. A cerca de 50m desse costão existe um parcel frequentado pelas arraias lixa e tartarugas, mas a aproximação deve ser cuidadosa, pois são animais ariscos.
O canal entre As Ilhas e a Ilha das Couves geralmente tem correnteza. Atenção com os jet skys e lanchas que frequentam a região nos finais de semana e temporada. Na Ilha das Couves, o Portinho com fundo rochoso e profundidade média de 9 metros, é o local mais abrigado para mergulho.
A travessia é feita por barqueiros, ou aluguel de lanchas, que podem ser feitas no Yacht Club de Boiçucanga, bairro ao lado da Barra do Sahy. A Barra do Sahy se encontra a 50 Km de São Sebastião, entrada no Km 173 da rodovia Rio-Santos (SP-55 / BR-101).