LITORAL NORTE

Praia de Juquehy, em São Sebastião, une natureza, boa gastronomia e bem-estar

Passeios de barco também levam turistas a diversas ilhas da região; canto esquerdo de Juquehy é ideal para famílias com crianças

Reginaldo Pupo
Publicado em 26/08/2024, às 10h24

FacebookTwitterWhatsApp
A visão a partir da praia de Juquehy é sempre privilegiada - Arquivo CN / Bruna Vieira
A visão a partir da praia de Juquehy é sempre privilegiada - Arquivo CN / Bruna Vieira

Localizada a apenas 40km de Bertioga, a praia de Juquehy, em São Sebastião, no litoral de SP, é um daqueles lugares que reúnem uma série de atrativos para quem busca um turbilhão de emoções durante todo o ano. Emoldurada pela Mata Atlântica, também é muito procurada por quem busca apenas descansar diante de sua areia clara e águas límpidas.

A faixa de areia possui 3km de extensão e, por ser fina e compacta, é ideal para caminhadas, corridas, pedalar, ou  jogar bola, frescobol e exercitar-se ao ar livre. Sobra espaço para instalar guarda-sóis sem precisar disputar com outros banhistas. Famílias com crianças geralmente preferem ficar no canto esquerdo da praia, pois as águas são mais tranquilas e bem convidativas para um banho de mar. O lado oposto é frequentado por surfistas devido às boas formações das ondas para a prática do esporte.

Pôr do sol na ilha Montão de Trigo, visto a partir da praia de Juquehy - Reginaldo Pupo
Canto esquerdo da praia de Juquehy - Bruna Vieira
Restaurante no minishopping de Juquehy
Praia é procurada por famílias - Reginaldo Pupo
Faixa de areia propicia prática de esportes - Reginaldo Pupo

Um atrativo imperdível, mas que depende das condições climáticas e céu limpo, é o Sol quando se põe sobre o mar, deixando o entardecer na cor alaranjada ou avermelhada. Especialmente, se ele se despede por trás da ilha Montão de Trigo. São imagens dignas de tela de descanso de computador ou de quadro. Muitos banhistas chegam a celebrar e aplaudir o pôr do sol.

Gastronomia

O setor gastronômico não fica por menos e oferece variadas opções de bares e restaurantes, que agradam tanto aos olhos quanto ao paladar. Nos meses de verão, eles movimentam a noite com muitas atrações musicais. São dois núcleos, um está situado na avenida Mãe Bernarda, que acompanha toda a orla da praia e, o outro, mais próximo da rodovia Rio-Santos, na rua Benedito Izidoro de Moraes, na entrada do bairro.

Há restaurantes com comida caseira, o tradicional "PF" (prato feito), os especializados na culinária típica caiçara, com preços convidativos, e até renomados estabelecimentos com gastronomia de nível internacional.

Outro ponto fortíssimo em Juquehy é a infra-estrutura local. Há diversos hotéis e pousadas de requinte. Alguns destes empreendimentos hoteleiros disponibilizam salões para convenções, festas comemorativas e workshops. Há um minishopping, supermercados, farmácias e uma boa rede de serviços. 

Há beleza também na arquitetura. Condomínios e casas de veraneio de Juquehy, no trecho entre a Rio-Santos e o mar, são um espetáculo à parte. Uma combinação de bom gosto e requinte, que valoriza os elementos da natureza em meio ao conforto e à rusticidade.

Natureza

Os amantes da natureza poderão realizar trilhas, passeios de canoa e caiaque e contratar passeios de barco para visitar a ilha Montão de Trigo, situada em frente à praia. Por lá, além das águas verdes cristalinas, é possível conhecer a comunidade tradicional de pescadores caiçaras que ainda resistem ao tempo.

A marina do bairro de Juquehy oferece passeios de um dia inteiro para algumas ilhas, como ilha dos Gatos, ilha de Toque-Toque, ilha das Couves e o Arquipélago dos Alcatrazes. Neste último, apenas algumas agências cadastradas pelo ICMBio podem realizar os passeios. Mas, para este tipo de passeio, é preciso consultar as condições dos ventos e marés antes de partir. 

A praia de Juquehy fica a 156km de São Paulo, a 48km do centro de São Sebastião, e a 47km de Bertioga. A entrada é pelo quilômetro 176 da rodovia Rio-Santos (BR-101).

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!