As sugestões vêm do México, Estados Unidos, Líbano, Japão, Hungria e outros países; cada um com ingredientes de suas culturas e toques diferenciados
Esta é uma viagem que ajudará a quem torce o nariz para saladas mudar de ideia e passar a incluí-las no cardápio rotineiro, ainda mais nos dias quentes e à beira-mar, no litoral paulista. São dez opções provenientes de vários países, que saem fora da dupla alface e tomate. Coloridas e saudáveis, possuem inúmeras variações. Na rotina diária, fica difícil criar algo novo com vegetais, verduras e frutas. Porém, com estas ideias, você poderá inovar o menu e até criar a sua própria receita, usando-as como inspiração.
As sugestões vêm do México, Estados Unidos, Líbano, Japão, Hungria, Inglaterra, Itália, Tailândia, Grécia e Rússia. Cada uma utiliza ingredientes de suas culturas, que dão um toque diferenciado e único. Frutas, cereais, ervas frescas, castanhas e molhos especiais incrementam essas deliciosas saladas. E salada não é novidade não, já durante o Renascimento elas ajudavam a conservar e salgar os vegetais.
Inicialmente, os legumes eram cozidos e curtidos no vinagre e na salmoura, como uma espécie de picles. No entanto, o prato logo passou a ser feito com legumes crus, a exemplo da antiga tradição romana, temperados com sal, azeite e vinagre. Com o tempo, o termo foi ampliado para outras misturas vegetais, chegando até a salada de frutas, que, evidentemente, não tem nada a ver com o sal do nome original (do italiano insalata: literalmente, salgada).
Tabule (Árabe) - ingredientes:
Preparo: lave as folhas, a cebola e os tomates em água corrente. Seque-os muito bem. Pique bem a salsinha e corte a hortelã em tiras finas e a cebola em cubinhos. Parta o tomate ao meio, retire as sementes e pique em cubinhos. Lave bem o trigo e deixe de molho com 1/2 xícara de água numa tigela por 15 minutos. Escorra a água e esprema o excesso em uma peneira. Reserve (pode deixar pingando em uma peneira). Numa tigela, misture o trigo, o tomate, a cebola, a salsinha e a hortelã. Tempere com o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Enfeite com tomatinhos cerejas. Sirva acompanhado de folhas de alface e pão sírio. Rendimento: 6 porções.
Panzanella (Itália) - ingredientes:
Molho
Preparo: pegue o pão e regue com azeite. Monte em uma saladeira, colocando as folhas e os outros ingredientes em cima, terminando com o pão e as fatias de queijo. Para o molho, misture tudo. Sirva a salada com o molho.
Salada Mex (México) - ingredientes:
Preparo: higienize as folhas e legumes da salada e seque. Misture milho, feijão, tomate, coentro, pimenta, pimentão e cenoura. Coloque em uma travessa. Misture o azeite, sal e limão. Coloque o abacate e tempere.
Salada russa (Rússia) - ingredientes:
Preparo: pique os legumes em cubinhos e cozinhe. Misture tudo, tempere com sal e pimenta e decore com salsa e cebolinha.
Coleslaw (Inglaterra) - ingredientes:
Preparo: corte o repolho em tiras bem finas, rale a cenoura inclinada para dar pedacinhos maiores, e fatie a cebola também fina, cortada ao meio, e separando os anéis uns dos outros antes de misturar. Coloque numa tigela, acrescente o suco de limão, a maionese, as passas e misture bem. A maionese deve envolver os ingredientes, mas não fazer deles uma pasta. Adicione as folhinhas de hortelã e, se preciso, sal.
Salada thai (Tailândia) - ingredientes:
Preparo: deixe o camarão demolhando em água por 10 minutos, escorra e reserve. Descasque o mamão verde e rale fino e comprido. Pode ser feito com faca, batendo no comprimento e cortando em camadas com o descascador. Em um processador ou pilão amasse o alho e a pimenta juntos. Adicione o suco de limão, o açúcar, o molho de peixe e misture bem, até que o açúcar dissolva. Misture o mamão ralado, o camarão, a vagem e o amendoim com o molho. Mexa bem. Sirva em temperatura ambiente, ou gelada, sobre uma cama de folhas de alface. Decore com os tomates-cereja.
Ceasar salad (EUA) - ingredientes:
Preparo: lave bem as folhas de alface sob água corrente. Numa tigela com água e o bactericida de sua escolha, deixe as folhas de molho por 20 minutos. Retire as folhas, em vez de escorrer, e enxágue sob água corrente. Corte as fatias de pão em cubos pequenos. Numa frigideira antiaderente, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Acrescente os cubos de pão e deixe dourar, mexendo de vez em quando para não queimar. Transfira os cubinhos para um prato e reserve. No liquidificador, junte o creme de leite, a maionese, o parmesão ralado, o anchova, o azeite, o alho e o caldo de limão. Bata por 2 minutos até formar um molho liso. Rasgue as folhas de alface em pedaços médios e transfira para uma saladeira. Regue com o molho e salpique com os cubos de pão. Sirva a seguir.
Salada grega (Grécia) - ingredientes:
Praparo: lave a alface e passe na centrífuga para tirar o excesso de água. Lave os tomates e corte-os ao meio (se usar tomates italianos, corte-os em cubos). Descasque o pepino e corte-o em fatias. Descasque a cebola e corte-a em fatias finas. Corte os rabanetes em fatias e o queijo em cubos. Em uma saladeira, coloque todos os ingredientes. À parte, misture o azeite com as ervas de Provence ou o orégano, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture bem e regue a salada com este molho, mexendo com cuidado. Sirva em seguida.
*Dica: antes de usar o queijo, retire-o da geladeira com 30 minutos de antecedência.
Sunomono (Japão) - ingredientes:
Preparo: aqueça o vinagre com o açúcar numa panelinha em fogo baixo e reserve. Passe o pepino japonês pelo fatiador cortando em fatias bem fininhas. Misture o sal no pepino, mexa bem e coloque em um escorredor. Aguarde 5 minutos. Lave o pepino que ficou de molho no sal, escorra e esprema entre as mãos o pepino para tirar o excesso de sal. Junte a mistura de vinagre e açúcar e sirva. Rendimento: 2 porções.
Salada húngara (Hungria) - ingredientes:
Preparo: misture tudo e sirva gelado.
Matéria produzida para a Revista Beach&Co - Edição 186/Dezembro 2017; a autora é jornalista, cronista, gastrônoma, sommelièr e coautora do Livro Santos Paladares.