Presente nos domingos em família, o macarrão, em específico, o espaguete, se popularizou em Nápoles, na Itália; essa massa é prática, versátil e saudável
Não há prato com mais jeitão de família e de domingo do que uma bela macarronada. O espaguete é, disparado, o tipo mais conhecido e consumido. Geralmente, ele é servido com molho ao sugo ou à bolonhesa, mas também pode receber outros acompanhamentos, como sugerimos em receitas aqui. Aliás, um dos motivos do seu sucesso é a praticidade e versatilidade, aceitando muitos acompanhamentos e temperos.
O 'spaghetti' popularizou-se em Nápoles, na Itália. Acredita-se que sua origem seja árabe, preparado numa espécie de tubo de massa oca e fina. Originalmente, os fios de espaguete mediam mais de 50cm de comprimento. Depois, foram cortados até chegar ao comprimento atual de 25cm.
Graças a seu diâmetro tradicional, de tamanho intermediário no universo das massas longas, o espaguete é versátil e permite infinitas combinações: desde as receitas mais tradicionais até as mais inéditas. E nada de quebrar a massa na hora de cozinhar, afinal, enrolar a massa no garfo é um dos prazeres de degustá-la. No Brasil, a receita da macarronada chegou pelas mãos das nonas, que imigraram para cá muito tempo depois, no final do século XIX.
Os benefícios nutricionais do macarrão são muitos. Ele leva mais tempo para ser digerido pelo organismo, mais do que o pão ou o arroz branco. Assim, colabora para prolongar a sensação de saciedade e manter os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição. É reconhecido como um alimento que reúne baixas concentrações de sódio, gordura e colesterol. É uma rica fonte de carboidratos, que nos traz energia para as atividades diárias. A versão integral conta ainda com inúmeros nutrientes importantes para a saúde, como as vitaminas do complexo B e o ferro. O que não se pode, claro, é exagerar. Mas isso serve para basicamente todos os alimentos.
Pode parecer fácil, mas há dicas fundamentais para se cozinhar o espaguete. Deve-se deixar a massa al dente, para que absorva mais o sabor do molho e, também, para ficar mais saudável, demorar mais para ser digerido e se transformar em açúcar. Veja abaixo a receita do espaguete cozido à italiana:
Ingredientes: 500g de espaguete; 1 colher (sopa) de sal; 5 litros de água fervendo.
Preparo massa: em uma panela grande, coloque a água para ferver com o sal. Quando estiver fervendo, coloque o macarrão. Cozinhe até estar al dente. Siga o tempo determinado na embalagem.
À Matriciana - ingredientes:
Preparo: frite o bacon em uma frigideira grande, com um pouco de azeite. Junte a pimenta dedo-de-moça e os tomates e refogue por cerca de 10 minutos. Acerte o sal. Escorra o espaguete, despeje na frigideira com o molho, junte o queijo e o bacon; misture muito bem e sirva.
À Carbonara - ingredientes:
Preparo: corte a pancetta em pedacinhos bem pequenos. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e o alho amassado. Junte a pancetta até ficar dourada e soltar a gordura. Quando o alho estiver dourado pode retirá-lo (serve para dar mais sabor). Em um recipiente, bata os ovos inteiros com os queijos ralados e moa a pimenta-do-reino por cima. Misture até que fique homogêneo. Misture o espaguete cozido al dente à frigideira da pancetta (ainda no fogo) e depois coloque o ovo batido por cima.
Matéria produzida para a Revista Beach&Co - Edição 183/Setembro 2017; a autora é jornalista, cronista, gastrônoma, sommelièr e coautora do Livro Santos Paladares.