BALSAS

Travessia entre Santos e Guarujá: uma história que conecta duas cidades há mais de um século

Mais de um século de travessia entre Santos e Guarujá revela transformações no transporte aquaviário e na gestão pública paulista


Redação
Publicado em 03/07/2025, às 09h15 - Atualizado às 18h50

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Travessia de balsas Santos-Guarujá
Atualmente, tempo de travessia entre Santos e Guarujá é de 5 minutos - Governo de SP

Santos e Guarujá, dois dos principais municípios da Baixada Santista, ocupam ilhas distintas: a primeira, na ilha de São Vicente, ao lado do município homônimo, e a segunda, na ilha de Santo Amaro. A conexão entre elas exige a travessia do canal do Porto de Santos, atualmente realizada por balsas e lanchas, em trajeto que leva apenas alguns minutos.

A primeira lancha de passageiros ligando as ilhas de São Vicente e Santo Amaro, entrou em operação há mais de um século, em 1912, então com capacidade para 200 pessoas. Até a década de 1970, a população dos municípios de Santos e Guarujá contava apenas com os serviços de catraias (embarcação do tipo canoa motorizada) e de balsas da Ponta da Praia para ir de uma cidade a outra.

Trabalhadores locais precisavam de uma ligação viária mais rápida, eficiente e permanente, que garantisse o deslocamento diário de maneira ágil e segura. Além disso, o crescimento das áreas urbanas de Santos e São Vicente, essencial para o desenvolvimento da Baixada Santista, tornava urgente a criação de um meio de transporte ágil para a população.

Em 1978, foi inaugurada uma linha de passageiros no bairro Ponta da Praia, em Santos, ampliando a ligação entre as ilhas de São Vicente e Santo Amaro. Já em 1989, a operação das travessias passou para a responsabilidade da Dersa, utilizando embarcações de madeira para o transporte de veículos. A menor delas, a FB-01, acomodava até seis carros, enquanto as FB-03 e FB-04 tinham capacidade para oito veículos pequenos, sem espaço para caminhões.

Travessia Santos-Guarujá antigamente
Travessia entre Santos e Guarujá no  século passado - Divulgação/Semil

Desde então, o sistema passou por uma série de programas de modernização, implementando mais conforto, segurança e agilidade para os usuários. Em 2020, em função do processo de liquidação da Dersa, as travessias litorâneas do estado de São Paulo passaram a ser atribuição do Departamento Hidroviário – DH, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e subordinado à Subsecretaria de Logística e Transportes.

Em 2025, com a reestruturação organizacional da Semil, o DH foi incorporado à estrutura da Subsecretaria de Logística e Transportes, e a gestão do sistema passou a ser responsabilidade da Coordenadoria de Travessias.

Linha do tempo - travessias Santos/Guarujá e Santos/Vicente de Carvalho

  • 1912 - Entra em serviço a primeira lancha ligando as ilhas de São Vicente e Santo Amaro, hoje Santos e Guarujá;
  • 1935 - O percurso de barco entre o distrito de Itapema, em Guarujá (atualmente Vicente de Carvalho), e Santos, inicialmente muito longo e demorado, foi reduzido para 1.200 metros, com tempo médio de viagem de oito minutos;
  • 1978 - Mais uma linha de passageiros foi implantada na Ponta da Praia, ligando as ilhas de São Vicente (Santos) e Santo Amaro (Guarujá);
  • 1979 - Lanchas como Piaçaguera, Valongo e Cubatão, com capacidade para transportar 200 passageiros cada, foram incorporadas à travessia;
  • 1982 - Seis lanchas, duas com capacidade para 250 passageiros e quatro com capacidade para 110, foram especialmente projetadas para o transporte de passageiros e incorporadas à travessia;
  • 1989 - O sistema de travessia passa a ser gerenciado pela Dersa;
  • 2016 - A travessia Santos/Guarujá é considerada a maior travessia do mundo em volume de veículos, com média diária de 23 mil;
  • 2019 - O bolsão de veículos do lado de Santos é ampliado com as obras da Nova Ponta da Praia, sob responsabilidade da prefeitura de Santos, em parceria com a Dersa. O espaço, que antes comportava 60 veículos, passou a comportar 110, ou seja, quase o dobro. Isso garantiu mais conforto aos motoristas, agilidade na operação e fluidez ao tráfego da região. Além disso, os motoristas ganharam duas rotas de saída: uma sentido praia e outra sentido porto/centro.
  • 2020 - Em 2020, em função do processo de liquidação da Dersa, as travessias litorâneas do estado de São Paulo passam a ser atribuição do Departamento Hidroviário – DH, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística  (Semil), e subordinado à Subsecretaria de Logística e Transportes. Em 2025, com a reestruturação organizacional da Semil, o DH foi incorporado à estrutura da Subsecretaria de Logística e Transportes, e a gestão do Sistema passou a ser responsabilidade da Coordenadoria de Travessias.

Dados

Travessia Santos/Guarujá

  • Localização - Santos: praça Almirante Gago Coutinho, s/n - Guarujá: Av. Adhemar de Barros, 3.300;
  • Tipo de embarcação: ferryboat;
  • Distância: 450 metros;
  • Tempo de travessia: 5 minutos;
  • Horário de funcionamento: 24 horas.

Travessia Santos/Vicente de Carvalho

Travessia Santos- Vicente de Carvalho antigamente
Travessia entre Santos e Vicente de Carvalho, antigamente - Divulgação/Semil
  • Localização: Santos: rua Xavier da Silveira, s/n - Guarujá: Av. Thiago Ferreira, s/n;
  • Tipo de embarcação: lancha;
  • Distância: 2.200 metros;
  • Tempo de travessia: 12 minutos;
  • Horário de funcionamento: 24 horas.

Com informações de Semil

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