ALMA SANTISTA

Conheça o legume que tem papel de destaque na história de um bairro icônico de Santos

Um dos bairros mais famosos de Santos teve sua ocupação iniciada com pescadores e imigrantes japoneses; saiba a história e receita

Ponta da Praia
Ponta da Praia comemorou 58 anos de sua criação no domingo (29) - Prefeitura de Santos

Muita gente acha ele sem graça, meio sem gosto, mas a verdade é  que o chuchu tem um papel de destaque na história de um dos bairros mais icônicos da cidade de Santos, no litoral de São Paulo. Duvida? Então, embarca com a gente nessa história.

No domingo, dia 29 de junho, o bairro da Ponta da Praia comemorou 58 anos de sua criação oficial, em 1967. Mas  aquela região é muito mais antiga que isso. A ocupação do bairro teve início com pescadores e imigrantes japoneses. É aí que o chuchu entra na conversa.

Mulher segurando chuchus
Chuchu era o legume mais farto nas lavouras dos imigrantes japoneses da Ponta da Praia - Imagem ilustrativa/Pexels

Os imigrantes japoneses eram responsáveis pelas chácaras e sítios localizados na parte interna do bairro, onde eram plantados diversos legumes, verduras e demais produtos que abasteciam inclusive outras cidades da região. Entre esses itens, o chuchu era bem farto. Tão farto que as famílias japonesas distribuíam o legume para a população local.

De acordo com a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), muito mais do que uma simples curiosidade, o chuchu faz parte da história da Ponta da Praia, remetendo à sua ocupação e à contribuição dos japoneses para a alimentação e economia da região.

A Fams destaca que a história do bairro também tem forte ligação com a pesca. Não por acaso, o aniversário da Ponta da Praia ocorre no mesmo dia de são Pedro, o padroeiro dos pescadores, segundo a tradição católica. E até hoje os santistas recorrem à região para comprar pescados e frutos do mar no Mercado de Peixes (av. Governador Mário Covas Júnior, 3.050). 

Ponta da Praia antigamente
Ponta da Praia na década de 1930 - Acervo Francisco Carballa/Blog Novo Milênio

Talvez a melhor maneira de comemorar os 58 anos da criação do bairro seja com um belo peixe com chuchu, no lugar do tradicional bolo, não é mesmo? E, se você gostou da ideia, o Costa Norte foi em busca de uma receita de peixe com chuchu, no tradicional site de culinária Tudo Gostoso. Anota aí: 

Peixe com chuchu

Ingredientes

  • 1kg de postas de namorado ou robalo;
  • 4 colheres (sopa) de suco de limão;
  • 2 colheres (sopa) de coentro picado;
  • Sal a gosto.

Para o molho

  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 cebola média picada;
  • 4 tomates sem pele e sem semente picados (600g);
  • 4 chuchus descascados e picados em cubos;
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Tempere o peixe com o limão, o coentro e o sal. Coloque as postas em uma panela própria para vapor (ou numa peneira de aço sobre uma panela com água) e cozinhe o peixe, virando as postas de vez em quando. Coloque todos os ingredientes do molho em uma panela e leve ao fogo baixo, com a panela tampada, até que o chuchu fique macio, mas ainda firme. Se for necessário, acrescente um pouco de água para formar caldo. Arrume as postas em uma travessa com o molho.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!