NAVIOZÃO

Passagem de navio 'gigante' interrompe travessia entre Santos e Guarujá na quinta (1º)

Maior navio a entrar no porto de Santos paralisará travessias de balsas entre Santos e Guarujá e Santos e Vicente de Carvalho por volta das 11h30

Redação
Publicado em 31/01/2024, às 18h45 - Atualizado em 01/02/2024, às 08h18

FacebookTwitterWhatsApp
Navio MSC Natasha XIII tem 366 metros de comprimento e 848 metros de largura - Foto: Cleverson de Paula/MarineTraffic
Navio MSC Natasha XIII tem 366 metros de comprimento e 848 metros de largura - Foto: Cleverson de Paula/MarineTraffic

Usuários do serviço de travessia de balsas, entre Santos e Guarujá, e entre Santos e Vicente de Carvalho, precisam ficar atentos nesta quinta-feira (1º). A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) informou que ambas as travessias serão temporariamente interrompidas por volta das 11h30, por causa da passagem de um navio cargueiro de grande porte rumo ao terminal do porto de Santos. 

De acordo com a Semil, a interrupção atende a uma norma da Marinha do Brasil, que determina que as balsas permaneçam atracadas e sem veículos a bordo durante a manobra. Como a operação não depende do controle do Departamento Hidroviário do estado (DH), não há previsão de quanto tempo o serviço ficará paralisado. A Semil recomenda que os usuários consultem o site do Departamento Hidroviário (DH), antes de se deslocarem. Durante a interrupção, a orientação é de que os usuários utilizem as alternativas de travessia terrestre por meio do Sistema Anchieta Imigrantes.

MSC Natasha XIII 

Segundo a Autoridade Portuária de Santos, o MSC Natasha XIII é o primeiro navio com 366 metros de comprimento a atracar no cais santista. Até então, o maior tinha sido o CMA CGM Vela, em outubro de 2022. Construída em 2018, a embarcação proveniente da Libéria, na África, tem capacidade para transportar até 14,4 mil TEUs (contêiner padrão de 20 pés) em uma única viagem. Sua atracação na BTP (Brasil Terminal Portuário) marcará uma escala histórica.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!