Travessia Santos–Guarujá apresenta maior tempo de espera, enquanto motoristas enfrentam 40 minutos entre Bertioga e Guarujá

Motoristas enfrentam até 50 minutos de espera nas travessias de balsas do litoral de São Paulo, neste sábado (8). Segundo boletim da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), divulgado às 14h30, a maré forte provoca lentidão no serviço Santos-Guarujá.
No momento informado pela Coordenadoria de Travessias, motoristas que embarcam pelo lado de Santos aguardam 50 minutos. Em Guarujá, o tempo de espera chega a 35 minutos.
A travessia Bertioga–Guarujá também apresenta espera. O intervalo informado é de 40 minutos em cada lado. Já entre São Sebastião e Ilhabela, as travessias operam com intervalos de 30 minutos nos dois sentidos. Para pedestres e ciclistas, a ligação Santos–Vicente de Carvalho apresenta intervalos de 20 minutos em ambos os lados.
A Semil informou que as equipes monitoram as condições meteorológicas.
Por causa das condições climáticas adversas dos últimos dias, a Coordenadoria de Travessias reforçou medidas preventivas para preservar a segurança das operações.
Entre as ações previstas estão a possibilidade de paralisação antecipada das travessias, reforço da comunicação aos usuários pelos canais oficiais e painéis de mensagens e avisos às prefeituras dos municípios atendidos. Os procedimentos também incluem reforço na amarração das embarcações quando necessário.
Segundo a Semil, eventuais paralisações por condições climáticas adversas seguem protocolos de segurança e têm caráter preventivo, com objetivo de preservar usuários, embarcações e equipes.
A orientação aos usuários é programar os deslocamentos com antecedência. Informações atualizadas sobre a operação e os tempos de espera podem ser consultadas pelo telefone 0800 773 3711, canal oficial das Travessias Litorâneas.