ALERTA NO MAR

Ressaca e maré alta colocam litoral de SP em alerta; ondas podem chegar a 2,3 metros

Previsão indica ondas de 2,3 metros e risco de alagamentos entre sábado e terça-feira; maré elevada coloca região em estado de atenção

Frente fria atinge o litoral de SP
Ressaca, maré alta e ventos fortes aumentam o risco de alagamentos e inundações costeiras - Arquivo/Natália Castanheira


A passagem da frente fria que mudou o tempo no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (7), deve provocar mar agitado e elevação do nível da maré no litoral de São Paulo, entre este sábado (8) e a próxima terça-feira (11). O alerta foi emitido nesta sexta-feira pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) e pela Sala de Situação da Baixada Santista.

De acordo com o boletim, há risco de alagamentos e inundações costeiras pontuais por causa da combinação de ressaca, maré elevada e ventos fortes em cidades da Baixada Santista. O cenário pode piorar em caso de pancadas de chuva no período.

As projeções indicam que o mar ficará agitado a partir da manhã de sábado em toda a orla. As ondas, que chegam do sul, podem passar de 2,3 metros de altura na baía de Santos e nas demais cidades da região; confira cidades na imagem abaixo.



Tabela mostra Ppevisão do nível do mar no litoral de SP
Previsão do nível do mar e altura significativa das ondas - Fonte: Modelos NPH-Unisanta

Pico de maré

A maré atinge os maiores níveis entre domingo (9) e terça-feira (11). A previsão aponta máximas de 1,7 metro na orla e 1,8 metro no interior do estuário, que inclui Santos, São Vicente e Cubatão. O pico deve ocorrer por volta das 15h de terça-feira, com elevação de 40 centímetros acima da maré prevista pelas tábuas astronômicas.

Devido a esses índices, os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras colocam toda a orla e o interior do estuário da Baixada Santista em estado de atenção, com possibilidade de alagamentos em áreas vulneráveis.

Frio e ventania

Além das condições marítimas, a frente fria mantém o tempo instável. O boletim aponta a entrada de uma massa de ar frio que deixa o céu encoberto, derruba as temperaturas e traz chuva para o fim de semana e segunda-feira (10).



Os ventos perdem força no sábado, mas voltam intensos no domingo, com rajadas de até 50km/h. A recomendação é que pescadores, navegadores, praticantes de esportes náuticos e moradores de áreas suscetíveis acompanhem as atualizações. 

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!