PRIVATIZAÇÃO

Governo de SP inicia projeto para leiloar travessias de balsas

Projeto do governo de Tarcísio de Freitas prevê a concessão de 14 travessias de balsas no estado; leilão está previsto para 2025

Redação
Publicado em 10/12/2023, às 18h03 - Atualizado em 11/12/2023, às 08h27

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Todas as travessias do litoral paulista estão incluídas no projeto de privatização - Divulgação Semil
Todas as travessias do litoral paulista estão incluídas no projeto de privatização - Divulgação Semil

O governo do estado de São Paulo deu o pontapé inicial no projeto de privatização das travessias de balsas. Em reunião das Secretarias de Parceria em Investimento (SPI) e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), realizada na quarta-feira (6), foi definido o cronograma para os estudos que antecedem o leilão.

O projeto do governo de Tarcísio de Freitas (Republicados), prevê a concessão do serviço público coletivo aquaviário de 14 travessias, das quais oito litorâneas, três do sistema de balsa da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e três no Reservatório de Paraibuna. Atualmente, o Departamento Hidroviário (DH) da Semil é responsável pela operação dessas travessias.

As travessias litorâneas compreendem importantes rotas, como São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá, Cananéia-Ilha Comprida, Iguapé-Juréia, Cananéia-Continente e Cananéia-Ariri.

De acordo com a Semil, os estudos para o projeto serão conduzidos pela Companhia Paulista de Parcerias (CPP), com apoio técnico especializado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Juntos, avaliarão a viabilidade de incluir estratégias de governança ambiental, social e corporativa (ESG) na prestação do serviço pelo futuro parceiro privado. O leilão está programado para o início de 2025.

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