COBRANÇA

Prefeito de Guarujá cobra Ecovias por filas de pedágio e iluminação

Válter Suman solicita ação contra congestionamentos no pedágio, enfatiza segurança e reitera necessidade de iluminação na Cônego Domênico Rangoni

Redação
Publicado em 08/12/2023, às 17h33

FacebookTwitterWhatsApp
Reivindicação foi feita na quinta-feira (7), em reunião com representantes da concessionária - Divulgação PMG
Reivindicação foi feita na quinta-feira (7), em reunião com representantes da concessionária - Divulgação PMG

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, cobrou providências da concessionária Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta Imigrantes (SAI), por conta das filas de pedágio que geram congestionamentos e impactam o trânsito local.

A reivindicação foi feita na quinta-feira (7), em reunião com representantes da empresa no Paço Moacir dos Santos Filho. O chefe do executivo também voltou a solicitar a implantação da iluminação na rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Suman relatou a preocupação com os congestionamentos causados pelas filas do pedágio que adentram o perímetro urbano do da cidade e geram engarrafamentos nas principais vias da cidade.

O encontro contou ainda com a participação de vereadores e os secretários municipais Polliana Iamonti (Planejamento) e Adilson Jesus (Infraestrutura e Obras) e Thiago Toscanelli (Coordenação Governamental e Assuntos Estratégicos) também participaram da reunião.

“Estamos às vésperas da temporada de verão onde nossa Cidade recebe milhares de turistas. Houve um aumento significativo de turistas em finais de semana comuns. Para mantermos a segurança e o ordenamento, precisamos de medidas efetivas para a fluidez do trânsito”, afirmou o prefeito.

Iluminação

Na ocasião, também foi discutida a implantação da iluminação na rodovia Cônego Domênico Rangoni. O trecho compreende do Monte Cabrão (Área Continental de Santos) até a entrada da cidade, abrangendo uma extensão de oito quilômetros.

A melhoria vem sendo cobrada junto ao Governo do Estado de São Paulo pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), desde 2018, com mais de 30 ofícios encaminhados para a Ecovias e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e até o momento não houve a efetividade da execução da iluminação, pleiteada há cinco anos.

Resposta

O gerente de operações da Ecovias, Felipe Fontes, explicou que estão sendo estudadas melhorias operacionais para a fluidez do trânsito que devem ser implantadas na temporada para amenizar os congestionamentos.

Entre elas, a extensão da faixa de acostamento como faixa de rolamento, a transformação da cabine automática à esquerda em cabine mista e a utilização da pista auxiliar, com os papa-filas.

Já o coordenador de Relações Institucionais da Ecovias, Caio César, trouxe uma devolutiva da iluminação, com a previsão de início do serviço na segunda quinzena de janeiro.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!