BALSA BERTIOGA-GUARUJÁ

Travessia de balsa entre Bertioga e Guarujá para veículos leves será liberada nesta sexta (22)

Carros e motos poderão utilizar a balsa a partir das 15h; serviço funciona desde a última quarta-feira para pedestres e ciclistas

Da redação
Publicado em 22/07/2022, às 14h30 - Atualizado às 16h22

FacebookTwitterWhatsApp
Serviço já havia sido retomado para ciclistas e pedestres na última quarta-feira (20) Travessia de balsa entre Bertioga e Guarujá para veículos leves será liberada nesta sexta (22) Travessia de balsa entre Bertioga e Guarujá - Departaento Hidroviário de SP
Serviço já havia sido retomado para ciclistas e pedestres na última quarta-feira (20) Travessia de balsa entre Bertioga e Guarujá para veículos leves será liberada nesta sexta (22) Travessia de balsa entre Bertioga e Guarujá - Departaento Hidroviário de SP

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por meio do Departamento Hidroviário (DH), vai liberar o acesso à travessia Bertioga/Guarujá para veículos leves a partir das 15h desta sexta-feira (22). O serviço já havia sido retomado para ciclistas e pedestres na última quarta-feira (20).

“Cumprimos todos os trâmites legais para a realização desta obra emergencial. Vencidas essas etapas, entregamos o novo flutuante reformado e reforçamos toda a estrutura da ponte para poder retomar os serviços com segurança à população”, afirma o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗯𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼, 𝗳𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗴𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗻𝗼 𝗪𝗵𝗮𝘁𝘀𝗔𝗽𝗽 ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Entre os veículos leves autorizados a circular, estão carros, caminhonetes sem reboque, motos, motonetas, ciclomotores e carrinhos de sorvete e similares. O acesso será dado pela faixa da esquerda da travessia. 

Agora, o DH realizará testes de carga para avaliar a possibilidade de embarque e desembarque de veículos pesados – ainda não há prazo para a conclusão dessa análise.

A travessia foi interrompida no dia 12 de junho depois que a força da maré contribuiu para soltar os cabos do flutuante e afundar a ponte de 70 toneladas, do conjunto no lado do Guarujá. Logo que a ponte imergiu, mergulhadores e engenheiros do DH fizeram vistoria em toda e estrutura da travessia. 

Além da recuperação da ponte, o DH investiu R$ 3,8 milhões na reforma do novo flutuante, instalado do lado do Guarujá, garantindo mais conforto e segurança à população. “Investimentos em todas as melhorias necessárias para a retomada do sistema. Além dos investimentos já citados, também colocamos um piso emborrachado na ponte, no local onde passam ciclistas e pedestres”, completou José Reis, diretor-geral do Departamento Hidroviário.

Leia também: Guindaste iça ponte que submergiu na travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!