BALSA BERTIOGA-GUARUJÁ

Guindaste iça ponte que submergiu na travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá

Operação ocorreu nesta quinta-feira (14). Estrutura foi retirada de uma profundidade de três metros

Da redação
Publicado em 14/07/2022, às 14h28 - Atualizado às 15h25

FacebookTwitterWhatsApp
Ponte foi retirada de uma profundidade de três metros Guindaste iça ponte que submergiu na travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá Ponte já fora da água, içada por guindaste - Divulgação SLT/DH
Ponte foi retirada de uma profundidade de três metros Guindaste iça ponte que submergiu na travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá Ponte já fora da água, içada por guindaste - Divulgação SLT/DH

Um guindaste de mais de 300 toneladas, preso a um flutuante, foi utilizado para içar uma ponte de aço de 70 toneladas nesta quinta-feira (14), que submergiu no último dia 12 de junho na travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá, por conta da força da maré. A travessia entre os dois municípios está paralisada desde então. 

O serviço foi executado pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por meio do DH (Departamento Hidroviário). Mergulhadores que já haviam analisado as condições da ponte voltaram à água para auxiliar na amarra da estrutura, antes de ela ser erguida pelo guindaste.

O diretor geral do DH, José Reis, acompanhou o início dos trabalhos. “Se ficar constatado que não houve dano na ponte, ela será presa ao novo flutuante, que acabou de ser reformado. Depois da realização de testes, a obra poderá ser finalizada e a travessia será reaberta aos usuários”, disse Reis.

A ponte foi retirada de uma profundidade de três metros. A partir de agora, serão feitos testes para avaliar as condições da estrutura e o encaixe da ponte ao flutuante. O resultado deste trabalho irá permitir ao DH elaborar um cronograma para a liberação do embarque e desembarque na travessia Bertioga/Guarujá.

Ponte foi retirada de uma profundidade de três metros Guindaste iça ponte que submergiu na travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá Ponte já fora da água, içada por guindaste (Divulgação SLT/DH)

Novo flutuante

Com investimento de R$ 3,8 milhões, o DH concluiu a reforma do novo flutuante que será anexado à ponte de acesso às balsas, do lado Guarujá. A nova estrutura foi totalmente reformada.

De acordo com o Departamento Hidroviário, o órgão tem intensificado a renovação de flutuantes, pontes, embarcações e gavetas, além da manutenção constante de motores, diuturnamente. As reformas permitem reduzir o tempo de espera, com maior segurança para motoristas, pedestres e ciclistas que utilizam os serviços de travessia de balsas. 

Leia também: Travessia de balsas Bertioga/Guarujá está há 30 dias sem funcionar

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!