FIM DE SEMANA

Jornada do Patrimônio leva arte, cultura e história à Bertioga e Itanhaém no domingo (3)

Cidades da Baixada Santista recebem intervenções artísticas cultural e histórica na Jornada do Patrimônio em evento promovido pelo governo de SP

Redação
Publicado em 29/11/2023, às 18h00 - Atualizado em 30/11/2023, às 08h27

FacebookTwitterWhatsApp
Em Bertioga as atividades serão concentradas na área do Forte São João, no centro da cidade - Foto: Arquivo/Rogério Cassimiro/MTur
Em Bertioga as atividades serão concentradas na área do Forte São João, no centro da cidade - Foto: Arquivo/Rogério Cassimiro/MTur

As cidades de Bertioga e Itanhaém, na Baixada Santista, serão palco de intervenções artísticas e atividades educativas como parte da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, no próximo domingo, dia 3 de dezembro.

O evento, retomado após a pandemia, é promovido pelo governo do estado, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com colaboração do Condephaat e gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Bertioga

Em Bertioga, a ação Oficina de Preservação do Patrimônio Cultural, das 10h às 16h, e a intervenção artística Entre a Mata e o Mar, das 13h às 16h, serão realizadas no Forte São João. O Forte São João está localizado na praia da Enseada, na margem oposta à Ponta da Armação, na Ilha de Santo Amaro, local em que se situa o Forte de São Filipe, com o qual cruzava fogo em defesa do litoral paulista.

A Oficina de Preservação tem como proposta destacar o papel crucial dos equipamentos culturais, como arquivos, bibliotecas e museus, no âmbito artístico-cultural, social e econômico. Além disso, busca-se evidenciar o potencial dessas instituições para dinamizar os territórios em que estão inseridas.

A intervenção artística Entre a Mata e o Mar, realizada pelo Grupo Municipal de Artes Cênicas, conta a história sobre o desenvolvimento da cultura caiçara na região, por meio de um texto autoral em uma roupagem moderna e envolvente para todas as idades.

Itanhaém

Já em Itanhaém, a intervenção artística Yanka Xin Porã-Itanhaém, realizada pelo grupo Guarani Mbya, tem como objetivo representar a resistência e lutas dos povos originários por meio do canto. O evento acontece na Casa de Câmara e Cadeia – Museu Conceição de Itanhaém, das 11h às 20h.

A Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo é gratuita e oferece uma experiência única, na qual o público é convidado a participar de atividades educativas, roteiros, oficinas, ações de grafite, contação de histórias, circo, dança e performances.

imagem aérea de Itanhaém
Em Itanhaém o evento acontece na Casa de Câmara e Cadeia Foto: Nícolas Schukkel

Os participantes terão a oportunidade de explorar locais de grande importância turístico-cultural, promovendo assim a interação entre a comunidade e a rica história dos municípios.

“Memória e pertencimento são os pilares de qualquer sociedade e a Jornada Estadual do Patrimônio vem justamente para reforçar isso. As pessoas precisam conhecer e saber qual é a história que existe naquele prédio tombado, e, principalmente, ocupar esses espaços públicos sabendo que é delas também”, diz Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!