Bertioga promove palestra contra maus-tratos a animais neste sábado

Ação em parceria entre a prefeitura e a AMBC reforça orientações sobre guarda responsável, adoção e saúde animal

Redação
Publicado em 22/08/2025, às 17h00

Ação da prefeitura de Bertioga busca conscientizar moradores - Divulgação/Joanderson Piropo/Prefeitura de Bertioga


A prefeitura de Bertioga, no litoral paulista, promove palestra sobre a prevenção de maus-tratos a animais, neste sábado (23). A atividade está marcada para as 14 horas, na rua Perseverança, nº 150, no bairro São João, e é organizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Associação de Melhoramentos do Bairro Caiubura (AMBC).

A ação ocorre em um momento de forte debate nas redes sociais, após o caso recente no qual um cavalo foi brutalmente mutilado e morto. O objetivo do encontro é conscientizar a população para evitar situações de violência contra animais e reforçar a guarda responsável.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o bate-papo também oferece informações sobre zoonoses (doenças) que podem afetar tanto animais quanto seres humanos, como  leishmaniose e  esporotricose. 



O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Ivan Machado, destaca que “o bate-papo busca conscientizar a população sobre a guarda responsável. É uma parceria entre o Departamento de Vigilância e a AMBC”.

Adoção responsável

Atualmente, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga conta com 102 cães e 35 gatos disponíveis para adoção responsável. Todos os animais já estão vacinados, vermifugados e castrados, prontos para ganhar um novo lar.

Os interessados podem entrar em contato com o CCZ de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, pelo telefone (13) 3316 4079, ou comparecer diretamente à unidade, localizada na rua Mestre Pessoa, nº 685, no Centro (endereço temporário).



Cavalo que teve as patas decepadas

Um caso de pura crueldade contra um cavalo chocou o país inteiro no sábado (16), em Bananal (SP). Com um facão, um homem de 21 anos arrancou todas as patas do animal, que morreu no local.

Segundo o G1, uma testemunha afirmou que estava com o agressor em uma cavalgada, cada um com um cavalo, quando o cavalo branco ficou cansado, parou de andar e deitou no chão.

A testemunha relata que o tutor do cavalo branco disse: “se você tem coração, melhor não olhar”, e em seguida o jovem tirou um facão que estava na cintura e desferiu um golpe na pata do animal, cortando-a. Diante da situação, a testemunha disse que passou mal e foi embora sem o tutor, e não sabe o que aconteceu em seguida.



A tamanha brutalidade do crime fez com que surgissem alguns rumores na internet: facções criminosas teriam jurado o agressor de morte.

Em entrevista à TV Vanguarda, o autor se defendeu: "Eu fiz isso num ato de transtorno. Tava com alcoolismo no corpo. Não é culpa da bebida, é culpa minha, sim, eu reconheço meus erros.  As pessoas estão me julgando, achando que eu sou um monstro, eu não sou um monstro. Estou totalmente arrependido, a todo momento eu fiquei arrependido".

Para mais conteúdos:



Leia também

Peça inédita em Bertioga provoca reflexão sobre opressão e liberdade


Bertioga abre 21ª edição dos Jogos Estudantis com novidade