NO FIM DE SEMANA

Peça inédita em Bertioga provoca reflexão sobre opressão e liberdade

Montagem da atriz e dramaturga Luísa Helene terá sessões em Boraceia e no Centro, sempre às 20h, com entrada gratuita ao público


Redação
Publicado em 22/08/2025, às 06h00

FacebookTwitterWhatsApp

Peça inédita em Bertioga provoca reflexão sobre opressão e liberdade
Montagem dirigida por Rita Grillo propõe reflexão sobre sucesso e fracasso na vida contemporânea - Divulgação/Prefeitura de Bertioga


O espetáculo teatral Ensaio sobre o Fracasso estreia nesta sexta-feira (22), às 20h, no Espaço Jubarte, em Boraceia, em Bertioga, no litoral paulista. A montagem tem idealização, texto e atuação de Luísa Helene, residente na cidade há mais de dez anos, com direção de Rita Grillo. A entrada é gratuita.

Segundo a organização, a montagem é um fluxo de pensamentos que mistura fragmentos de histórias capazes de representar diferentes experiências de vida. Por meio da autoficção e da metalinguagem, a narrativa acompanha uma mulher que tenta criar um personagem capaz de escrever sobre si mesma, em busca de emancipação das estruturas de opressão.

Além da primeira sessão, a peça retorna ao Espaço Jubarte na segunda-feira (25) e será encenada no Espaço Cultural Praia, bairro Centro, nos dias 30 e 31 de agosto,  às 20 horas.



Origem do espetáculo

Luísa Helene desenvolve projetos culturais em Bertioga desde 2014. Em 2023, passou a trabalhar em parceria com a diretora e atriz Rita Grillo, e Ensaio sobre o Fracasso é a primeira criação conjunta das artistas.

O processo criativo começou em fevereiro, com ensaios em polos culturais da cidade, como Chácaras e Indaiá. A pesquisa envolveu reflexões sobre o conceito de sucesso e fracasso no mundo contemporâneo, o que resultou em material cênico, coreográfico e imagético. A partir de junho, a equipe ampliou os trabalhos para incluir a criação de cenário, figurino, vídeo e som.

Programação

  • 22 e 25 de agosto, às 20h – Espaço Jubarte - Cultura e Movimento (rodovia Rio-Santos, km 193, Boraceia);
  • 30 e 31 de agosto, às 20h – Espaço Cultural Praia (avenida Tomé de Souza, 538, Centro).

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!