Santos: fim dos alagamentos na ZN?

Estação elevatória deverá ser construída na Alemoa

Thiago Dantas
Publicado em 17/04/2024, às 15h30

O prefeito Rogério Santos e representantes das empreses durante a assinatura do termo - Reprodução TV Cultura Litoral

Para a realização das obras, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) assinou ontem (16) um termo de cooperação com a Ecovias, MRS Logística e a Autoridade Portuária de Santos (APS) para viabilizar a construção do equipamento e do sistema de dutos de drenagem entre a estação e o estuário. A instalação da estação elevatória (EE0) será realizada em uma área pertencente ao Estado, ao lado de um supermercado atacadista, na entrada da cidade. Ali será criado um reservatório e uma estação com capacidade de bombeamento de 5 m³ de água por segundo.

Essa realização faz parte do pacote de obras da entrada de Santos, de responsabilidade do Governo do Estado e, por conta disso, será realizada pela Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. Caberá à MRS Logística e à APS validar os projetos, uma vez que a tubulação de drenagem passa por suas áreas.

De acordo com o gerente de engenharia da Ecovias, Naelson Candido, a estimativa é que a obra, com custo superior a R$ 60 milhões, comece no segundo semestre deste ano, dependendo do licenciamento ambiental, e tenha duração de dois anos.

Mais policiamento

A cúpula da segurança pública de São Paulo informou que a Baixada Santista vai receber o reforço de 250 policiais. Isso ocorre após o desaparecimento do soldado da Polícia Militar Luca Romano, que desde o último domingo (14) é procurado. O policial militar foi visto pela última vez em uma comunidade na cidade de Guarujá. A suspeita é que o soldado tenha sido capturado por criminosos do local.

Debate do JL

O assunto debatido hoje foi segurança pública, com foco no armamento das guardas municipais. Em Santos, uma recente decisão judicial determinou que a prefeitura da cidade inicie procedimentos para conceder porte e armamento a todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM). Enquanto alguns argumentam que o armamento é essencial para garantir a eficácia no combate à criminalidade, outros levantam preocupações sobre os riscos e desigualdades que essa medida pode acarretar.

Reprodução TV Cultura Litoral

Para discutir o tema, o JL recebeu a advogada Lilian Arêde e o assistente social, mestre em serviço social pela PUC-SP, Daniel Tadeu Alves. Você pode conferir essa discussão em nosso canal no YouTube.

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo o que acontece na nossa região.

alagamentos cidade de santos ENCHENTES

Leia também

Guarujá recebe convenção de tatuagem neste fim de semana


Inmet coloca o litoral de SP em alerta amarelo para chuvas intensas


Torneio Pesca da Tainha desafia pescadores no rio Cubatão