Quilombo de Ubatuba é integrado aos roteiros étnicos turísticos de SP

O Quilombo da Fazenda é reconhecido nacional e internacionalmente por sua história, gastronomia, cultura, ecologia e a tradicional Casa da Farinha

Gabriela Petarnella
Publicado em 28/11/2023, às 16h34

Ubatuba abriga outras três comunidades quilombolas, que sobrevivem do turismo - Divulgação Quilombo da Fazenda

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o governo do estado de São Paulo selecionou Ubatuba como uma das rotas de afroturismo que têm ganhado força e visibilidade no estado. Nomeada Rota da Liberdade, o projeto inclui os roteiros históricos do Quilombo da Fazenda, localizado na região norte do município.

Prato típico da comunidade quilombola - Divulgação Quilombo da Fazenda

O quilombo, que se enquadra na modalidade organizacional de Turismo de Base Comunitária (TBC), é reconhecido nacional e internacionalmente por sua história, gastronomia e também pela Casa da Farinha, Patrimônio Material de Ubatuba.

O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, aponta que o governador Tarcísio de Freitas entende a tamanha relevância da data e leva em consideração os dados que mostram que os negros são 56% da população brasileira, de acordo com o censo do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022.

“O turismo étnico no Brasil é essencial para o resgate de nossas histórias e memórias. Isso tem um peso enorme. O governo de São Paulo pretende fortalecer o debate sobre o povo e a cultura africana presente em todo o Brasil, seja por meio do turismo, da política, da religião, da gastronomia, da música e tantas outras áreas”, destacou.

Os turistas que tiverem interesse em explorar esta e outras rotas étnicas e afroturísticas, podem acessar o site oficial da Rota da Liberdade e também o Guia Negro, uma plataforma que realiza experiências turísticas em diversas cidades brasileiras, faz consultorias, produção independente de conteúdo sobre viagens, cultura negra, afroturismo, movimentos e black business.

Conquista do Quilombo da Fazenda

Um grande avanço para esta comunidade, foi a entrega do Termo de Autorização de Uso Sustentável Coletivo de Área da União (Taus) pela Superintendência do Patrimônio da União de São Paulo – SPU/SP, em setembro deste ano, um instrumento de regularização fundiária, rumo ao reconhecimento territorial. São 80 mil metros quadrados na Praia da Fazenda e a finalidade dessa titulação é garantir a moradia dos quilombolas atuais e futuras gerações.

Outras comunidades Quilombolas

Segundo o Censo 2022 do IBGE, além do Quilombo da Fazenda, Ubatuba possui mais três comunidades quilombolas: Quilombo da Caçandoca, Quilombo do Camburi e Quilombo do Sertão do Itamambuca, reunindo cerca de 1.371 quilombolas.

Ubatuba Turismo QUILOMBO

Leia também

Rumo está com mais de 100 vagas abertas para maquinistas


Projeto leva esportes olímpicos às escolas de Santos


Praia Grande: festejos de Iemanjá começam no sábado (2)