Entre os dias 23 de janeiro e 1º de fevereiro, Ilhabela recebe a tradicional Festa da Padroeira, que celebra Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso
Joana Gianfaldoni
Publicado em 13/01/2026, às 17h11
Entre os dias 23 de janeiro e 1º de fevereiro, Ilhabela recebe a tradicional Festa da Padroeira, que celebra Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, com atividades culturais e religiosas, no Centro Cultural da Vila e no centro histórico.
No período de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, na igreja matriz, será realizada novena em honra à santa, sempre às 19h30.
Para encerrar a programação, no Dia da Padroeira, 2 de fevereiro, haverá missa solene às 19h30, seguida da tradicional procissão pelas ruas do Centro.
Para ampliar opções de lazer para moradores e visitantes, durante a alta temporada, os shows serão realizados sempre à noite, no Centro Cultural da Vila, com apresentações musicais gratuitas, com ritmos do sertanejo ao samba, passando pelo pop e pela música regional.
Mesmo antes da emancipação política do município, a santa já era motivo para devoção dos habitantes da antiga ilha de São Sebastião. Considerada protetora dos navegantes portugueses, sua imagem chegou ao Brasil com os primeiros colonizadores.
A primeira capela da ilha foi construída em sua homenagem, no atual centro histórico. Nossa Senhora D’Ajuda significa o amparo e a presença materna de Maria e Bom Sucesso e simboliza esperança e fé daqueles que recorrem à padroeira em busca de prosperidade e proteção.
1ª semana
23/1 – 20h: Roney Alves | 22h: Talis & Welington;
24/1 – 20h: Banda Manauê | 22h: Sheila Meneses;
25/1 – 20h: DJ Carla | 21h30: Luiz Miguel & Daniel.
2ª semana
30/1 – 20h: DJ KWEST | 22h: Siriani;
31/1 – 20h: Teka Marucci | 22h: Renato Teixeira;
01/2 – 20h: DJ Star | 22h: Banda Palace.