CHARME

Centro histórico de Ilhabela tem tudo que se busca em destino turístico

Ruas de paralelepípedo, livraria, cafeteria, igreja colonial, museu, lojas, restaurantes e arte são alguns dos atrativos do arquipélago

Rebeca Freitas
Publicado em 12/04/2024, às 11h32 - Atualizado às 11h52

FacebookTwitterWhatsApp
Linda Igreja de Nossa Senhora D’ajuda e Bonsucesso fascina a todos com suas bandeirolas - Rebeca Freitas
Linda Igreja de Nossa Senhora D’ajuda e Bonsucesso fascina a todos com suas bandeirolas - Rebeca Freitas

Um breve passeio pelo centro histórico de Ilhabela é suficiente para se encantar, seja pelo aspecto charmoso, típico de cidades turísticas, com suas ruas de paralelepípedo e igreja antiga, seja pela infraestrutura de restaurantes, lojas e hotelaria que a cidade oferece. Vale citar o Museu Náutico de Ilhabela, um curioso prédio histórico que, outrora, funcionou como cadeia e fórum. Também é essencial uma parada na linda igreja de Nossa Senhora D’ajuda e Bonsucesso, que fascina a todos com suas bandeirolas.

Como parada obrigatória para os amantes da leitura, recomenda-se o Ponto das Letras, no qual é possível adquirir livros, revistas e os jornais do dia e, ainda, aproveitar para saborear um lanche ou tomar uma taça de espumante a R$ 20. Ao lado, fica o Free Port Café, um mix de loja de roupas com cafeteria. O ambiente é muito diferente das lojas habituais, pela disposição das roupas e o uniforme das vendedoras, com tema náutico. 

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

O Centro Cultural da Vila – Espaço Cultural Waldemar Belisário é uma opção para turistas, principalmente, em dias de chuva que não dão praia. Em seu entorno, funciona uma feirinha que dispõe de brincos a imãs de geladeira, temáticos de Ilhabela.

Loja Free Port em Ilhabela tem ares de boutique, com ótimas opções de cafés e sobremesas - Rebeca Freitas
Unidade da Farm Rio em Ilhabela traz moda brasileira com seus típicos vestidos estampados - Rebeca Freitas
Rua do Meio traz charme e lojas de diversas ao centro histórico de Ilhabela - Rebeca Freitas

No centro de Ilhabela, é possível encontrar lojas badaladas, como a Farm Rio, e, até, as menos conhecidas, mas com vestidos e roupas de praia de bom gosto. A rua do Meio tem o típico charme de lugar turístico e vale a parada para fotos, devido às suas luzinhas e paredes coloridas. À noite, rola música ao vivo nos bares e restaurantes. Além disso, ela é repleta de lojas nas quais é possível adquirir souvenirs. 

A mescla de habitantes  locais com estrangeiros que desembarcam dos transatlânticos de cruzeiros empresta um ar cosmopolita. O turista alemão Dirk Weber já esteve em Ilhabela antes e é encantado pelo local.

O centro da cidade de Ilhabela é extremamente charmoso e pitoresco pelos prédios lindos e coloridos, cafés aconchegantes e inúmeras lojas de artesanato e souvenirs locais. Há também uma variedade de restaurantes que não só servem a excelente e deliciosa comida brasileira, mas também se destacam na culinária internacional”, elogia Weber.

Via Crucis de Gilmar Pinna em Ilhabela traz elementos de diversas religiões - Angela Karam
Formato da ilha dá boas vindas a quem chega em Ilhabela de carro - Rebeca Freitas

Ilhabela também é sinônimo de arte, graças ao brilho metálico das esculturas de Gilmar Pinna, que permeiam toda a cidade. Em frente à igreja, há uma emblemática obra de Pinna: Jesus Cristo na cruz, de braços abertos. A cidade também abriga outras esculturas do artista, como a Via Crucis, que forma um amálgama de elementos de várias religiões, junto a Jesus Cristo, assim como uma grande obra que remete ao formato da ilha. Pinna é caiçara, natural de Ilhabela, e guarda um carinho especial pela cidade.

Sou propriedade de Ilhabela, a cidade é dona de mim. Ilhabela me abriu as portas, foi lá que tudo começou, é meu cordão umbilical”, compartilha o ilhabelense de 66 anos que atualmente tem um estúdio em Guarulhos. 

Sobre Ilhabela 

Localizada no litoral norte de São Paulo, Ilhabela é conhecida por suas praias paradisíacas e natureza exuberante. O arquipélago tem cerca de 40 mil habitantes e 330 mil km de área total, dos quais 40km são de orla marinha. É possível chegar ao destino de carro, a partir da rodovia Rio-Santos, mas é necessário enfrentar a fila da balsa Ilhabela-São Sebastião, que parece nunca estar vazia. Especialmente em finais de semana e feriados, a espera pode se tornar longa, de  horas.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!