Ação conjunta desmobilizou estrutura improvisada, recolheu resíduos e reforçou medidas de preservação ambiental na ilha de Santos
Redação
Publicado em 07/11/2025, às 17h06
Uma operação conjunta, coordenada pelo Grupo Técnico de Trabalho de Controle de Ocupações Irregulares de Santos, desmobilizou, nesta sexta-feira (7), um acampamento irregular na ilha Urubuqueçaba. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e empresa Terra Santos.
A vistoria foi motivada por denúncia sobre a presença de uma barraca na encosta da ilha. O grupo iniciou os trabalhos com o uso de drones, que mapearam as quatro trilhas de acesso antes da entrada dos agentes. No local, não foram encontradas edificações permanentes, apenas uma tenda de lona e tecidos, que configurou ocupação temporária e sem ocupantes.
Durante a inspeção, as equipes identificaram resíduos sólidos espalhados, como plásticos, garrafas e outros materiais. O acampamento foi desmontado e os resíduos recolhidos e encaminhados para descarte ambientalmente adequado. O procedimento visou eliminar riscos de degradação e evitar novas ocupações irregulares.
A prefeitura destacou que a operação reforça o compromisso com a preservação ambiental e a segurança da região. Por abrigar vegetação de restinga e fragmentos de Mata Atlântica, a ilha é considerada área sensível e de relevância ecológica, histórica e paisagística.
Há quatro meses, outra força-tarefa municipal havia desmontado dois acampamentos e retirado um homem da mesma ilha, após denúncias de degradação ambiental. Na ocasião, foram encontrados sinais de desmatamento e descarte irregular de resíduos. O morador foi orientado a deixar o local, mas recusou o acolhimento social oferecido.
Desde então, a prefeitura de Santos intensificou o monitoramento do território. Em ações anteriores, foram identificados focos de incêndio e estruturas improvisadas, todos removidos por equipes ambientais e de segurança. A fiscalização segue para evitar danos à ilha Urubuqueçaba e garantir sua preservação integral.
Homem é retirado de ilha no litoral de SP após descoberta de moradia irregular
Ação conjunta apaga sete focos de incêndios em ilha do litoral de SP